MADEIRA Meteorologia

Iniciativa Liberal enumera propostas para o regresso dos jovens à Madeira

Data de publicação
14 Março 2025
15:18

Funchal, 14 de março de 2025 – A Iniciativa Liberal Madeira esteve presente, hoje, na Universidade da Madeira, onde realizou uma ação de campanha dedicada aos jovens da região. “O evento teve como objetivo debater e apresentar um conjunto de medidas que visam o regresso e a retenção dos jovens na Madeira, criando condições mais favoráveis nas áreas da educação, emprego e fiscalidade”, refere o partido.

No final do encontro Gonçalo Maia Camelo, candidato da Iniciativa Liberal às eleições do dia 23 de março, destacou as principais iniciativas do partido para enfrentar o desafio do regresso dos jovens à região.

Uma das propostas centrais da Iniciativa Liberal centra-se na oferta formativa na Madeira, alinhando a formação académica com as necessidades do mercado de trabalho. “O partido defende uma adaptação da oferta formativa das instituições, com foco nas áreas mais procuradas pelas empresas, e promovendo programas de iniciação ao empreendedorismo desde cedo, desafiando os jovens a pensar de forma criativa e autónoma”, escreve a IL em nota de imprensa.

No campo do emprego, a IL aponta o crescimento económico, como fator decisivo para dinamizar o mercado de trabalho para os jovens, propondo o posicionamento da Madeira como destino competitivo para empresas tecnológicas, apostando na tributação reduzida, na Zona Franca da Madeira e nos apoios comunitários às regiões ultraperiféricas para atrair start-ups e grandes players internacionais, e com isso estimular o emprego qualificado.

“Para além disso, e tendo em conta a crescente tendência do trabalho remoto, a Iniciativa Liberal propõe, também, a criação de incentivos fiscais ao teletrabalho, de forma a promover o regresso e a retenção de jovens profissionais qualificados para a Madeira, enquanto exercem funções em empresas nacionais e internacionais”, prossegue.

Ainda na área do emprego, a Iniciativa Liberal propõe também um programa de rejuvenescimento da função pública e de regresso dos jovens madeirenses que se encontram deslocados fora da Região, através da previsão dos ciclos de aposentação de funcionários públicos.

Outra medida “significativa” é a proposta de aplicação do diferencial fiscal de 30% no IRS para os jovens com o objetivo de tornar a região mais competitiva em termos fiscais e atrativa.

Por fim, a Iniciativa Liberal defende Extensão e aplicação do Programa Regressar na Madeira, proporcionando benefícios fiscais, apoios ao empreendedorismo e facilitação da mobilidade laboral para os jovens que partiram em busca de melhores oportunidades.

Para Gonçalo Maia Camelo, a ação de campanha realizada na Universidade da Madeira traduziu-se “numa importante conversa sobre o futuro dos jovens na região, destacando as soluções apresentadas pela Iniciativa Liberal para reverter o fenómeno da emigração jovem”.

O candidato da Iniciativa Liberal concluiu mostrando a sua convicção de que “com a implementação um conjunto de medidas focadas no emprego, educação e incentivos fiscais, será possível criar um ambiente mais dinâmico, competitivo e atrativo para os jovens na Madeira.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas