MADEIRA Meteorologia

Filmes premiados e algumas estrelas do cinema norte-americano no primeiro Tribeca Festival Lisboa

Data de publicação
10 Setembro 2024
21:40

Oito filme norte-americanos, como “Anora”, de Sean Baker, vinte conversas com Robert De Niro, Whoopi Goldberg e Patty Jenkins, mais algum cinema português compõem em outubro o Tribeca Festival Lisboa, a apresentar hoje em Nova Iorque.

O Tribeca Festival Lisboa, marcado para 17 a 19 de outubro no espaço Beato Innovation District, é a primeira edição na Europa do festival nova-iorquino fundado há mais de duas décadas pelo ator Robert De Niro e pela produtora Jane Rosenthal.

A realização do festival tinha já sido anunciada em abril, com a revelação de alguns dos convidados, nomeadamente dos dois fundadores do Tribeca, além da realizadora Patty Jenkins, da atriz Whoopi Goldberg e do ator Griffin Dunne.

Hoje, a organização revelou que a programação contará com alguns dos “melhores vencedores do circuito de festivais de 2024”, como “Anora”, filme de Sean Baker que venceu a Palma de Ouro em Cannes, e “In the Summers”, de Lacorazza Samudio, premiado em Sundance.

A programação inclui “uma mistura de filmes independentes dos Estados Unidos, filmes portugueses, séries, ‘podcasts’, atuações musicais e conversas ao vivo com estrelas internacionais e nacionais”, como revelou em comunicado o grupo Impresa, que detém o canal televisivo SIC e a plataforma de ‘streaming’ OPTO, parceiros do festival.

O Tribeca Festival Lisboa vai acolher ainda a estreia portuguesa de “Ezra” (2023), de Tony Goldwyn, seguida de uma conversa com Robert De Niro, e a estreia internacional de “A Bronx Tale, The Original One Man Show”, com a presença do argumentista, realizador e protagonista, Chazz Palminteri.

A lista de filmes divulgada inclui ainda “Jazzy”, de Morrisa Maltz, e a estreia de “Group Therapy”, de Neil Berkeley, com a presença de ambos em Lisboa.

Estão ainda previstas cerca de vinte conversas, sobre vários temas, como o impacto da Inteligência Artificial na produção cinematográfica, ou o futuro do ‘streaming’ e a arte de contar histórias.

Aos já anunciados De Niro, Jane Rosenthal, Whoopi Goldberg e Patty Jenkins, juntam-se “algumas das vozes mais proeminentes da atualidade portuguesa”, nomeadamente Ricardo Araújo Pereira, Daniela Ruah e César Mourão.

O Tribeca Festival Lisboa pretende ainda dar destaque à produção portuguesa, contando, por exemplo, com a série “Azul”, do realizador Pedro Varela, a longa-metragem “Podia Ter Esperado Por Agosto”, de César Mourão, e a série “Unicórnios”, “sobre a cultura das ‘startups’”.

O Tribeca Festival Lisboa, cuja apresentação hoje em Nova Iorque conta com a presença do presidente da câmara municipal, Carlos Moedas, resulta de uma parceria entre a Tribeca Enterprises, a estação televisiva SIC, a plataforma de ‘streaming’ OPTO e a Câmara Municipal de Lisboa.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas