MADEIRA Meteorologia

Filipe Sousa acusa CNE de atuar como “polícia política do tipo PIDE” e de ser um “escudo para os bufos”

Data de publicação
23 Fevereiro 2025
10:16

No seu habitual ‘Ponto de Ordem’ de domingo, Filipe Sousa teceu duras críticas à Comissão Nacional de Eleições (CNE), acusando-a de atuar como “polícia política do tipo PIDE” e de ser um “escuto para os bufos”, lamentando que “o mentiroso passa impune e aquele que repõe a verdade é condenado”.

“É esta a triste realidade da atuação da Comissão Nacional de Eleições (CNE), que mais se assemelha a uma polícia política, do tipo PIDE, servindo não a democracia, mas os interesses de quem pretende silenciar quem ousa falar a verdade”, escreve o candidato às eleições legislativas que suspendeu o mandato de presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, considerando que a recente remessa para o Ministério Público da queixa apresentada pelos mesmos “anónimos identificados” contra si é prova disso.

Sousa afirma que, enquanto expôs as “mentiras do presidente do governo e do PSD”, informando os munícipes “de forma transparente”, foi alvo de repressão. Já aqueles que, segundo ele, manipulam a opinião pública, continuam a agir sem qualquer consequência.

A “CNE, em vez de garantir a isenção e a lisura do processo eleitoral, transformou-se num escudo para os ‘bufos’, aqueles que se escondem no anonimato para denunciar adversários políticos e perpetuar o jogo sujo do poder”, acusa.

O candidato vai mais longe e afiança: a CNE “não protege a verdade nem a liberdade de expressão, mas sim os interesses daqueles que temem a transparência e a justiça”.

“Se esta é a democracia que a CNE defende, então estamos perante um sistema onde os valores fundamentais da política são subvertidos. Enquanto os oportunistas são protegidos, os que denunciam os seus esquemas são condenados. E é este o triste reflexo de uma região, governada por oportunistas, onde o ato de quem ousa dizer e repor a verdade se tornou um crime. Os madeirenses estão atentos”, remata.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas