MADEIRA Meteorologia

“Estamos todos os dias no terreno”, destaca Micaela Freitas

Data de publicação
13 Junho 2025
14:25

A secretária regional da Saúde e Proteção Civil, Micaela Fonseca de Freitas, participou na manhã desta sexta-feira, numa ação decorrente do Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais (POCIR) de 2025, que entrou em vigor a 1 de junho, e que teve como palco o Caminho Eng.º Paulo Conceição Rocha da Silva, nas zonas altas de São Roque.

O POCIR tem como principal finalidade garantir a coordenação e a intervenção dos vários agentes de proteção civil, nomeadamente, dos Corpos de Bombeiros da Região Autónoma da Madeira, do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, da Guarda Nacional Republicana, Exército e da Polícia de Segurança Pública, contando também com outros organismos e instituições que concorrem para a defesa do ambiente e da floresta contra incêndios, através de ações de vigilância, patrulhamento e primeira intervenção.

“O objetivo desta ação foi de observar como a operação está a desenrolar-se no terreno, em termos de prevenção e de ação, quando for necessário atuar, que se consubstancia na concretização de um plano que envolve diversas entidades, e que, em simultâneo, sabem o que está a acontecer no terreno e o momento em que é preciso agir, evitando, assim, um desfasamento de tempo no acionamento dos meios”, explicou a secretária com a tutela da Proteção Civil, sublinhando que com o POCIR a “Região fica a ganhar”. “Estamos todos os dias no terreno, em ações de vigilância e patrulhamento, todos os dias falamos uns com os outros, para que, no caso de ser preciso atuar, termos todos os meios disponíveis e bem articulados”, garantiu, ainda, Micaela Fonseca de Freitas.

Refira-se ainda que durante a ação foi realizada uma demonstração com drones, uma simulação de um alerta de incêndio e apresentada a nova plataforma do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro da Região Autónoma da Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas