MADEIRA Meteorologia

Estação Zootécnica da Madeira requalificada recebe visita do presidente

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Junho 2022
15:47

A obra de requalificação da Estação Zootécnica da Madeira - Dr. Carlos Dória, no sítio da Santa, freguesia do Porto Moniz, está concluida e será visitada esta quarta-feira, às 12h00, pelo presidente do Governo Regional.

A empreitada incluiu renovação dos exteriores e dos edifícios, num investimento global de 3,2 milhões de euros.

De acordo com uma nota do Gabinete da Presidência, esta intervenção "vem dar um novo dinamismo ao sector pecuário na Região".

A obra, realizada por iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, contemplou vários investimentos, como a limpeza de matos e controlo de vegetação espontânea nos terrenos da Estação, onde foram plantadas 5000 plantas indígenas: 2000 Faias das ilhas, 1000 Loureiros e 2000 - Folhados.

O investimento inclui ainda a instalação de vedação em rede ovelheira, numa extensão de 3683 metros, com a colocação de 8 portões, bem como o melhoramento e instalação de pastagens biodiversas em 19 hectares.

O projeto englobou igualmente a instalação de apiários, incluindo colmeias e suporte. Procedeu-se ainda à beneficiação de sala de apoio à apicultura e adquiriram equipamentos para apicultor.

O Governo Regional destaca o investimento em estruturas funcionais diretamente relacionadas com a instauração de um sistema agroflorestal: aquisição de bebedouros de pasto para bovinos e criação de abrigo para animais em pasto, de abrigo principal, de abrigo para animais de pequeno porte, de fossa séptica para chorume, de cais de carga e nitreira, de estação de compostagem e de um armazém para máquinas e equipamentos, e ainda, o melhoramento da unidade de apoio aos trabalhadores e a renovação da rede de combate a incêndios e rega de pasto.

A obra contemplou igualmente a beneficiação de rede viária numa extensão de 2.331 metros, a construção de rede viária (acesso principal com a colocação de um portão - 860m, caminho florestal - 753m, acesso à estação de compostagem - 200m) e a beneficiação do ponto de água em betão com capacidade de 1500m3.

O Governo Regional procedeu ainda à compra de máquinas e equipamentos: canhões metálicos e tripé, mangueiras, aquisição de trator e respetivos acessórios, distribuidor de composto, atrelado com báscula e tapais, gadanheira de pente hidráulico, reboque cisterna, revirador de composto, subsolador de 5 dentes, motorroçador, destroçador de mato hidráulico, cerca elétrica para bovinos, contador de medição de água).

Foi também, de acordo com o Executivo regional, elaborado um Programa de Gestão Florestal para todo aquele espaço, de 37 hectares.

Junta-se a isto, a recuperação total dos três prédios que compõem a estação. O objetivo foi criar ali um núcleo educacional. Que permitisse a realização de formações, a par de um espaespaço museológico ligado à atividade pecuária e à história da Estação.

Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas