MADEIRA Meteorologia

Eleições: Chega culpa República pela “crise na pesca do atum”

Data de publicação
07 Maio 2025
15:40

Francisco Gomes acusou hoje o governo da República de ser o principal responsável por aquilo que diz ser a “profunda crise que está a afetar a pesca do atum na Região Autónoma da Madeira”.

O candidato do Chega pelo círculo eleitoral da Madeira esteve hoje em visita ao Caniçal, onde procurou desenvolver contactos diretos com profissionais do setor.

Citado num comunicado do partido alusivo a esta iniciativa, Francisco Gomes conclui que o cenário testemunhado é “absolutamente inaceitável para uma região com uma tradição tão rica e estruturante na pesca do atum”.

O deputado e recandidato identifica quatro grandes problemas que, na sua opinião, estão a destruir a atividade, nomeadamente o corte na quota de captura, que, segundo diz, passou de 11.000 para cerca de 2.700 toneladas; “o não pagamento, por parte do Governo, dos apoios anunciados antes do início da faina”; o número excessivo de licenças para a captura de atum e a submissão da política das pescas a uma visão “radical, ideológica e ignorante do ambientalismo”.

A concluir o comunicado, Francisco Gomes garante que, na próxima legislatura, o Chega continuará a ser a voz dos pescadores no parlamento da República.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas