Dois grupos de alunos da Madeira, vencedores do concurso ‘Europe Calling’, estão esta semana em Bruxelas a convite de Sérgio Gonçalves, para conhecer de perto o funcionamento do Parlamento Europeu.
Os vencedores do concurso ‘Europe Calling’ conquistaram o direito de viajar por estes dias até para conhecer de perto o funcionamento do Parlamento Europeu, numa visita organizada pelo eurodeputado Sérgio Gonçalves.
Criado com o objetivo de aproximar os jovens da realidade europeia e de incentivar a reflexão sobre temas que marcam o presente e o futuro da União Europeia, a edição de 2024/2025 do ‘Europe Calling’ contou com a participação de mais de 140 alunos.
Foram distinguidos dois trabalhos de alunos do ensino secundário da Madeira, subordinados ao tema ‘Que Europa querem os jovens?’, nomeadamente as equipas ‘ParlJovff’, da Escola Secundária de Francisco Franco, no Funchal, e ‘Fantoches em Cena’, da Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade, em São Vicente.
A visita coincide com outra iniciativa promovida pelo eurodeputado: um debate sobre ‘fake news’, que contará com a presença de Miguel Silva, diretor do JM Madeira, de Ricardo Oliveira, diretor do DN Madeira, e Gil Rosa, subdiretor de conteúdos da RTP Madeira, para uma reflexão conjunta sobre o papel do jornalismo e da política na era da desinformação.
O debate procurará abordar como as notícias falsas se difundem e qual o impacto que têm sobre a confiança nas instituições, no jornalismo e na própria democracia. “Num tempo em que qualquer publicação nas redes sociais pode alcançar milhares de pessoas, é importante discutir o papel da informação credível e encontrar formas de combater a manipulação e a desinformação”, sublinha Sérgio Gonçalves, que pretende também ouvir a perspetiva dos jovens sobre o fenómeno, incentivando-os a participar no debate.
Tanto o concurso como o debate integram a estratégia do eurodeputado socialista para reforçar o diálogo entre a sociedade civil e os seus representantes políticos, aproximando o Parlamento Europeu das pessoas e incentivando uma cidadania mais participativa.