MADEIRA Meteorologia

Concluído projeto que associa uma orquídea a cada município da Madeira

Data de publicação
27 Maio 2025
9:33

Chegou ao fim o projeto iniciado em 2019 por Pedro Spínola, que visava a criação de uma orquídea dedicada a cada um dos 11 municípios da Região Autónoma da Madeira. Os dois últimos híbridos, agora oficialmente registados junto da Royal Horticultural Society, homenageiam os concelhos de Machico e do Porto Moniz.

As novas orquídeas são o Dendrobium Machiqueiro, de flores alaranjadas, e a Rlc. Laurissilva do Porto Moniz, com uma flor verde, fechando assim um ciclo de cinco anos de trabalho dedicado à floricultura madeirense.

  • Concluído projeto que associa uma orquídea a cada município da Madeira

“Nada mais me traz alento e alguma esperança pela floricultura madeirense do que o empoderamento das pessoas”, sublinha Pedro Spínola, acrescentando: “Dar um sentimento de orgulho, um amor ‘vaidoso’ a uma planta com o nome do seu concelho é uma forma de chamar a atenção, de trazer para a ribalta um tema que é extremamente importante e que é da génese do que é ser madeirense: o amor às plantas e o seu cultivo.”

O autor do projeto recorda que falar de floricultura “não é só falar de empresas, de exportações e números, mas antes falar dos milhares, sem ‘peso’ e sem ‘nome’ que preservam, acarinharam e continuam a cultivar os nossos jardins e que nunca tiveram este património tão ameaçado quanto agora, quer pelas novas tendências para jardins, pelo envelhecimento populacional e mesmo pelo pouco investimento nesta área que deveria ser muito maior.”

Pedro Spínola reforça ainda que este trabalho é feito “a título e custo pessoal”, com o objetivo de “chamar a atenção das pessoas, e das autoridades, para algo que já foi dos principais motivos pelo qual nos visitavam os turistas e ainda, razão da alegria de muitas pessoas que encontram paz e sossego nos seus jardins e plantas.”

“Falta fazer muito, imenso mesmo pelo ‘jardim madeirense’ e talvez este possa ser o ponto de partida para mais investimento nele e nas suas gentes”, conclui.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas