MADEIRA Meteorologia

CMF condenada a pagar mais 12,1 milhões à ARM

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Fevereiro 2021
5:00

O Supremo Tribunal Administrativo (STA) condenou a Câmara Municipal do Funchal (CMF) a pagar mais 12,1 milhões de euros à Águas e Resíduos da Madeira (ARM), pela prestação dos serviços de água e de resíduos.

Somando aos valores já transitados em tribunal [a 31 de dezembro de 2020 eram de 11,6 milhões de euros], no total, são já 23,7 milhões de euros a favor da ARM e que a autarquia funchalense terá mesmo de pagar.

Recorde-se que o Supremo Tribunal Administrativo tem vindo a indeferir os recursos que a Câmara Municipal do Funchal tem interposto nas oposições às execuções fiscais para cobrança da dívida que a autarquia tem com a Águas e Resíduos da Madeira.

Estas decisões, que são definitivas em processos e que ascendem, como foi atrás referido, a 23,7 milhões de euros, levaram a que a CMF já tivesse hipotecado bens públicos, como as instalações dos Bombeiros Voluntários Madeirenses e o Palácio da Justiça, para solicitar a suspensão de algumas das execuções fiscais.

Atualmente, a dívida da Câmara do Funchal à ARM ascende aos 29 milhões de euros, dos quais 20 milhões de euros são relativos à prestação dos serviços de resíduos (receção e tratamento) e os restantes aos serviços de águas.

A ARM diz já ter promovido inúmeras e infrutíferas tentativas junto do município do Funchal para celebrar acordos de pagamento para a dívida, mas sem sucesso, obrigando esta empresa a enviar para execução fiscal as faturas em dívida, conforme previsto na lei.

De acordo com a ARM, nos processos que se iniciaram em 2018, o município interpôs recurso para o Supremo Tribunal Administrativo de 50 sentenças do Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal favoráveis à ARM.

A ARM já recebeu os acórdãos do Supremo Tribunal Administrativo que indeferiram os recursos e decidiu a favor da ARM.

A CMF ainda recorreu para o Tribunal Constitucional, mas este tem vindo a indeferir os recursos e, conforme referido, existem decisões do STA com trânsito em julgado em processos que representam 23,7 milhões de euros a favor da ARM.

A ARM considera que "os valores em dívida são manifestamente elevados" e "põem em risco a sustentabilidade e o normal funcionamento de todo o Sistema de Águas e de Resíduos da Região Autónoma da Madeira, uma vez que os serviços prestados ao município do Funchal representam mais de 50% dos serviços em alta prestados pela ARM".

Garante ainda que não pode continuar a prestar os serviços ao município do Funchal "sem receber o pagamento respetivo", situação que, a se manter, "põe em causa a continuidade dos serviços prestados por esta empresa, com elevado prejuízo para todos os utilizadores da Região Autónoma da Madeira".

O que argumenta a CMF

A CMF não aceita, desde 2014, pagar "os aumentos aos tarifários de águas e resíduos impostos pela ARM, sem qualquer justificação plausível, especialmente quando todo o investimento nas redes de água do concelho do Funchal é realizado pela CMF".

Em janeiro, o município usou a conta da água para justificar aos funchalenses a dívida à ARM. Na informação dizia que, desde 2014, já pago à empresa pública cerca de 48 milhões pela compra de água em alta, deixando a garantia que, desde então, não tinha feito nenhum aumento no tarifário dos munícipes do Funchal (à parte da inflação).

A autarquia negava ainda que o Funchal tivesse perdas de água piores do que os municípios aderentes à ARM. Informava que o Funchal era responsável por cerca de 45% da água perdida, lembrando que "a dimensão e a ocupação da rede do Funchal e a densidade de ramais domiciliários, que é o dobro da média da Região", justificavam este peso.

Por Lúcia M. Silva

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas