MADEIRA Meteorologia

CMF acusa Élvio Sousa de mentir e garante que tribunal não intimou autarquia a entregar documentação sobre o LIDL

Data de publicação
03 Dezembro 2023
15:43

Em resposta às acusações tecidas por Élvio Sousa, a Câmara Municipal do Funchal assegurou, hoje, que a autarquia não recebeu qualquer intimação das instâncias judiciais para entregar documentação relativa aos investimentos previstos, mas ainda não concretizados do grupo LIDL ao Juntos Pelo Povo, acusando assim o deputado de proferir “mentiras e falsidades”.

Numa nota enviada à redação, o Gabinete de Apoio à Presidência da CMF acusa o parlamentar de julgar “que só por ser deputado pode passar por cima de tudo e todos e dizer tudo o que lhe apetece, acusando tudo e todos da forma mais baixa possível”.

“Mas os funchalenses, em particular, e os madeirenses, em geral, estão já mais do que habituados às suas vis e torpes insinuações e mentiras, que revelam a sua maneira baixinha de ser em política, que é pautada pelo vale tudo, em concreto, espalhar a falsidade e a calúnia”, começa por enunciar a mesma nota, que aponta ainda o dedo a Élvio Sousa, por “não fazer nem construir nada” e “não contribuir para qualquer criação de riqueza ou postos de trabalho, inclusivamente no concelho onde reside”.

“A única coisa que sabe fazer são acusações e denegrir a imagem das pessoas, movendo-se em terreno enlameado e pantanoso, nada dignos de um representante do povo, de quem sempre se espera o melhor e não o pior”, continua a edilidade.

A este propósito, a Câmara voltou a reiterar que toda e qualquer documentação é disponibilizada em função de quem a solicita, mas avisa que a CMF “não responde perante qualquer partido da ALRAM, apenas o fazendo aos partidos com representação na Assembleia Municipal”.

As acusações a Élvio Sousa prosseguem com a entidade municipal a afirmar que o deputado, embora se julge “dono da verdade”, apenas sabe “enganar” a opinião pública, esquecendo-se que “as decisões de investimento privado são tomadas pelo Conselho de Administração da empresas e não pelo Presidente da CMF”.

“A edilidade, como é óbvio, apenas cabe aprovar e/ou licenciar projetos em face da legalidade e objetivos estratégicos do Município. Por isso mesmo, só uma cabecinha ignorante ou falaciosa, como parece ser a do deputado Élvio Sousa, pode passar a vida, como o faz, a enganar os cidadãos e a inventar e deturpar a realidade”, aditou ainda o órgão liderado por Pedro Calado, que mais assegura que a autarquia cumpre tudo o que legalmente é obrigada a cumprir, apontando assim que “responder a pessoas que não têm mais nada para fazer e/ou construir, não é obrigação da autarquia”.

Sobre o processo do LIDL, a CMF afirma tudo o que está pendente já foi esclarecido publicamente, estando, no entanto, sempre disponível para falar, explicar e apresentar o que é necessário a quem de direito, como às entidades fiscalizadoras, judiciais, empresariais ou outras.

“Do que foi dado a conhecer à Câmara Municipal do Funchal, o Tribunal Administrativo do Funchal entendeu que o pedido da JPP pode diretamente prejudicar terceiros, pelo que pediu à empresa para se pronunciar. Nesta sequência, sabe a autarquia que a LIDL já transmitiu ao tribunal o seu pedido para considerar improcedente o pedido de intimação, em virtude de a informação requerida revelar segredo comercial e da vida interna da empresa, dando assim razão à Câmara Municipal do Funchal. E a deferir o pedido, segundo argumentou a LIDL, este deve ser somente após a conclusão dos processos de licenciamento pendentes no Município do Funchal. O assunto é, agora, entre a LIDL e o requerente do processo, sendo que a autarquia respeitará o que o Tribunal decidir”, finda o comunicado.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas