O Clube de Ecologia Barbusano, da Escola Secundária de Francisco Franco, realizou uma saída de campo no dia 22 de novembro, que consistiu numa caminhada ao longo da Levada da Serra do Faial, que se iniciou no Santo da Serra e terminou no miradouro da Portela.
De acordo com uma nota divulgada pela escola, a caminhada teve início com a subida de um caminho de terra batida, nas proximidades das Quatro Estradas, a partir da Estrada Regional 102. “Para surpresa do grupo, uma extensão considerável deste caminho apresentava derrame de combustível, o que evidencia negligência no que diz respeito ao ambiente”, revela a mesma nota.
O professor Diamantino Santos, guia do grupo, fez a contextualização histórica desta levada, cuja inauguração ocorreu a 25 de setembro de 1905, conduzindo águas até à Choupana e irrigando pelo caminho, terrenos agrícolas do Porto da Cruz, Santo da Serra, Camacha, Caniço, São Gonçalo e Santa Maria Maior.
“Ao longo do percurso foi possível observar uma floresta exótica dominada por eucaliptos persistindo, no entanto, uma vegetação nativa dominada por loureiros e folhados, observando-se igualmente urzes, uveira da serra, fetos de diversas espécies e outras plantas indígenas, como a hera-terrestre. Nesta altura do ano e devido ao elevado teor de humidade, algumas plantas encontram-se cobertas de líquenes e de musgos, com destaque para os carvalhos, o que constitui um cenário de grande beleza”, pode ler-se ainda na mesma nota.