O Hospital dos Marmeleiros tem acesso, de forma progressiva, a dados clínicos, anunciou esta tarde o SESARAM, no habitual comunicado sobre o ponto da situação após o ciberataque do passado dia 6.
"Desta forma, e como informado anteriormente, tem existido um trabalho gradual e dentro do que é tecnicamente possível, em dotar os hospitais e serviços clínicos com equipamentos informáticos com acesso a dados clínicos", sublinha o Serviço Regional de Saúde.
De acordo com a referida fonte, "depois da priorização feita relativamente aos centros de saúde com Serviço de Atendimento Urgente, o processo está estendido a outras áreas".
O SESARAM recorda que "a primeira unidade de saúde a ter acesso total foi o Centro de Saúde de Porto Santo, num processo já completado anteriormente com o acesso generalizado".
"Mantêm-se os dois apelos: Aos utentes que se dirijam a uma unidade de saúde do SESARAM que sejam portadores de qualquer informação que tenham na sua posse, as tragam; Aos utentes que usem a aplicação móvel do SNS que disponibilizem o acesso para a prescrição de medicação habitual", conclui assim o comunicado.
Iolanda Chaves