O grupo parlamentar do PS entregou, na Assembleia Legislativa da Madeira, um pedido de esclarecimentos dirigido à secretária regional da Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, sobre as condições em que se encontra o Estabelecimento Vila Mar, instituição destinada ao acolhimento de crianças e jovens, situada no Lazareto.
Os socialistas dizem-se “preocupados com as denúncias” que têm vindo a receber, relacionadas com “situações reveladoras de falta de condições sanitárias e estruturais e que podem colocar em causa a segurança das crianças institucionalizadas e dos profissionais que ali exercem funções”.
Entre as queixas que o PS garante que tem vindo a receber, a deputada Isabel Garcês deu como exemplos” a falta de manutenção regular do edifício, a existência de infiltrações e, inclusive, colchões já com cerca de 30 anos”. Trata-se, segundo refere, “de situações que importa averiguar, em nome da salvaguarda do bem-estar de quem ali reside ou trabalha”.
Neste sentido, a parlamentar socialista questiona Paula Margarido se o Instituto de Segurança Social da Madeira, ou a sua tutela, tem procedido à realização de ações regulares de manutenção, conservação e vistorias ao edifício, bem como se tem previstas (e para quando) obras de requalificação e manutenção das infraestruturas e a substituição do mobiliário do interior.
Isabel Garcês pergunta, igualmente, se estão devidamente asseguradas as condições de segurança na utilização da carrinha e do veículo ligeiro afetos ao transporte das crianças, jovens e funcionários e se, das carrinhas adquiridas pelo Instituto de Segurança Social da Madeira em dezembro de 2025, há alguma nova que esteja alocada ao serviço do Estabelecimento Vila Mar.