MADEIRA Meteorologia

Chega promete revitalizar cultura tradicional da Região

Data de publicação
14 Março 2025
20:18

O cabeça de lista do Chega às eleições antecipadas da Madeira prometeu hoje apresentar iniciativas no parlamento regional para revitalizar as tradições do arquipélago, apontando o caso do artesanato do vime da Camacha, uma freguesia que está “ao abandono”.

“Uma freguesia como esta, que tem também no folclore e na figura da camacheira a identidade da cultura madeirense, não pode estar ao abandono como está e o Chega tem como objetivo preservar a cultura tradicional madeirense no parlamento regional da Madeira”, afirmou Miguel Castro, em declarações aos jornalistas no Largo da Achada, naquela freguesia do concelho de Santa Cruz.

Recordando que em tempos a freguesia da Camacha foi “o ‘ex-líbris’ do artesanato regional, nomeadamente do artesanato do vime”, o também líder do Chega/Madeira lamentou que essa parte da cultura tradicional da região tenha desaparecido completamente “porque as entidades governamentais e mesmo também autárquicas não souberam preservar” essa característica da identidade do arquipélago.

“O vime da Camacha era um vime conhecidíssimo, a Camacha era uma freguesia que era visitada por milhares de turistas para comprarem, para visitarem e verem o fabrico do vime, e hoje em dia perdeu-se completamente esta parte do artesanato madeirense”, criticou.

Contudo, assegurou, o Chega tudo fará para reavivar e revitalizar as tradições e os costumes madeirenses através de iniciativas no parlamento regional.

Ainda antes de dar uma curta volta ao Largo da Achada, que se encontrava praticamente deserto pelas 15:30, Miguel Castro, eleito pela primeira deputado nas eleições de 2023, recordou que foi neste local que, segundo os registos, o futebol foi jogado pela primeira vez em Portugal.

Mas, apesar de a Madeira ser a terra do “maior futebolista do mundo”, esse facto é assinalado de uma forma “muito, muito singela”, com um pequeno monumento.

“Acho que se devia olhar mais para este capítulo e fazer uma devida homenagem ao futebol e ao melhor jogador de futebol do mundo onde nasceu o futebol, que foi na freguesia da Camacha”, acrescentou o candidato, referindo-se a Cristiano Ronaldo, nascido há 40 anos na Madeira.

As legislativas madeirenses, as terceiras em cerca de um ano e meio, decorrem no dia 23, com 14 candidaturas a disputar os 47 lugares no parlamento regional, num círculo único: CDU (PCP/PEV), PSD, Livre, JPP, Nova Direita, PAN, Força Madeira (PTP/MPT/RIR), PS, IL, PPM, BE, Chega, ADN e CDS-PP.

As eleições antecipadas ocorrem 10 meses após as anteriores, na sequência da aprovação de uma moção de censura apresentada pelo Chega - que a justificou com as investigações judiciais envolvendo membros do Governo Regional, inclusive o presidente, Miguel Albuquerque (PSD) – e da dissolução da Assembleia Legislativa pelo Presidente da República.

O PSD tem 19 eleitos regionais, o PS 11, o JPP nove, o Chega três e o CDS-PP dois. PAN e IL têm um assento cada e há ainda uma deputada independente (ex-Chega).

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas