MADEIRA Meteorologia

Chega pede audição urgente ao ministro sobre mobilidade aérea na Madeira

Data de publicação
20 Dezembro 2025
10:04

O grupo parlamentar do Chega requereu a audição urgente do Ministro das Infraestruturas para prestar esclarecimentos sobre o novo modelo de mobilidade aérea que o Governo prepara para a Região.

Em causa está o Projeto de Portaria que altera as regras do Subsídio Social de Mobilidade, passando a impedir o acesso ao apoio a cidadãos com dívidas à Segurança Social ou à Autoridade Tributária. O partido considera que a medida penaliza os residentes das regiões autónomas e põe em causa a coesão territorial.

“O governo quer transformar o subsídio de mobilidade num privilégio condicionado, quando ele existe precisamente para garantir igualdade entre portugueses. Condicionar a mobilidade dos à situação fiscal é inaceitável e pode mesmo ser inconstitucional”, afirmou Francisco Gomes.

O deputado Francisco Gomes defende que a mobilidade aérea é um direito essencial e alerta para uma possível violação de princípios constitucionais, sublinhando o impacto da medida no acesso à saúde, educação e trabalho.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas