Foram mais de 100 os cuidadores informais que hoje se reuniram no Colégio dos Jesuítas, no primeiro Encontro Regional destes profissionais. Conforme realçou a educadora social do SESARAM, Dília Afonseca, este encontro foi o culminar de um trabalho de vários anos dos grupos de capacitação e apoio a estes cuidadores, criados em 2018.
“Temos vindo a crescer e neste momento já abrangemos 8 centros de saúde, no total de 240 cuidadores informais”, realçou, vincando que o objetivo é continuar a expandir a rede de unidades de saúde associadas a esta iniciativa do Serviço Social do SESARAM. Segundo a responsável, este encontro procura homenagear aqueles que cuidam do seu familiar, amigo ou até mesmo vizinho e que muitas vezes abdicam da sua própria vida, para garantir que nada falta.
“É uma pessoa que merece ser homenageada, porque dá tudo o que tem e o que não tem”, frisou, considerando que, por isto mesmo, este certame, que serviu para partilhar conhecimentos e experiências, foi um sucesso.
Em termos do apoio concedido, Dília Afonseca esclarece que são 10 as sessões prestadas a estes cuidadores por uma equipa multidisciplinar, com o propósito de capacitá-los para melhor cuidarem dos entes queridos.