MADEIRA Meteorologia

CDU alerta para necessidade de travar turistificação da orla costeira no Funchal

Data de publicação
02 Fevereiro 2025
12:49

A CDU realizou uma ação política este domingo na zona do Toco, perto da Barreirinha, onde o coordenador regional, Edgar Silva, defendeu a criação de uma reserva marinha no Funchal, visando proteger o oceano e evitar a ocupação destrutiva do litoral, semelhante à Reserva do Garajau.

Silva alertou que a degradação do mar e da orla costeira no Funchal tem vindo a agravar-se, especialmente devido à turistificação crescente, que desfigura o território.

Reforçou a importância das reservas marinhas, como a do Garajau, para a proteção de áreas oceânicas e do litoral contra atividades humanas prejudiciais.

O coordenador diz que as zonas entre o Lazareto e o Toco, e entre a Pontinha e a Praia Formosa, estão a ser cada vez mais ameaçadas, e a criação de novas reservas marinhas no Funchal seria uma ferramenta crucial para proteger o mar e combater a turistificação.

Também destacou os benefícios da reserva do Garajau, incluindo a conservação da natureza, a promoção de atividades económicas sustentáveis, e o desenvolvimento de ações de educação ambiental

A CDU defende a classificação da área marinha do Funchal centro e oeste até 2030, “em linha com as metas que estão a ser discutidas internacionalmente no âmbito da Convenção para a Diversidade Biológica”, diz documento à imprensa.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas