MADEIRA Meteorologia

CDS vê aposta no ensino profissional como “prioridade” governativa

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
08 Fevereiro 2025
11:56

Alertando que “há milhares de jovens madeirenses que não trabalham nem estudam” - “a chamada geração ‘nem-nem’ que abandonou a escola, muitas vezes sem concluir o ensino obrigatório e que, ou nunca ingressou no mercado de trabalho, ou deixou o emprego e está inativo” -, o CDS realça que a aposta no no ensino técnico profissional tem de ser uma prioridade da nova governação da Madeira.

“É preciso requalificar estes jovens, dando-lhes novas competências e a oportunidade de terem uma profissão”, diz o partido, em comunicado, acrescentando que “são cerca de 7 mil, entre os 16 e os 34 anos, sendo que 60 por cento está inativa e 40 por cento desempregada”.

Assim sendo, o CDS defende “uma forte aposta no ensino técnico e profissional, com cursos dirigidos às necessidades das empresas e da sociedade”.

“Hoje, faltam eletricistas, canalizadores, técnicos e especialistas em diversas áreas, pese embora haver muitos jovens sem qualquer formação. Acresce o facto de estarem a prejudicar não só a sua normal afirmação e integração na sociedade, como a comprometer o seu futuro, já que não produzem nem contribuem para a segurança social. Enquanto isto, a Madeira é obrigada a recrutar imigrantes para cobrir a falta de ativos nas empresas, nos mais variados setores”, remata o partido liderado por José Manuel Rodrigues.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas