MADEIRA Meteorologia

CDS: “Obrigado Papa pela humildade, o amor, o humor e por tantos ensinamentos”

Data de publicação
21 Abril 2025
14:01

O CDS-Madeira emitiu esta tarde uma nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco.

Numa nota enviada à redação, o partido lembra que “Jorge Mario Bergoglio nasceu no dia 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina e foi o escolhido para suceder ao cardeal Joseph Ratzinger (Bento XVI) na liderança da Igreja Católica, em março de 2013. Francisco, nome inspirado na simplicidade e dedicação aos pobres de São Francisco de Assis, tornou-se assim, o primeiro jesuíta a sentar-se na cadeira de Pedro, o primeiro Santo Padre americano e o primeiro Sumo Pontífice não europeu em mais de 1200 anos. O seu papado de 12 anos foi intenso, turbulento, marcado por alguma divisão e tensão, mas o Santo Padre argentino ficará na história como o Papa que abriu a Igreja Católica a “todos, todos, todos””.

O CDS aponta ainda que, “numa vida dedicada ao serviço de Deus e da sua Igreja e considerado por muitos dos que tiveram o privilégio de privar com ele como um pastor de uma humildade imensa, defensor incansável dos pobres e promotor da paz, Francisco será sempre lembrado como um Papa que serviu, sempre fielmente, os valores do Cristianismo e marcou o mundo com a sua compaixão, simplicidade e coragem”.

Lembra ainda que, em maio de 2017, o Papa Francisco visitou Portugal no centenário das Aparições de Fátima e, mais recentemente, em agosto de 2023, para presidir à Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Na JMJ, Francisco foi recebido por cerca de um milhão de católicos, sobretudo jovens, de todo o mundo e onde eternizou a frase: “Jovens e idosos sãos, doentes, justos e pecadores. Todos, todos, todos! Na Igreja há lugar para todos”.

“Esta segunda e última visita a Portugal marcou o nosso país e gerou uma ligação muito forte do povo português com o Papa Francisco”, indicou.

“Obrigado Papa pela humildade, o amor, o humor e por tantos ensinamentos. Que a sua missão por um mundo menos frio e mais justo continue a guiar o nosso caminho. Neste sentido, a Assembleia Legislativa da Madeira, legítima representante dos povos da Madeira e Porto Santo, expressa o seu mais profundo pesar pela morte do Papa Francisco, um líder corajoso da paz e da inclusão, com um sorriso e um olhar que nos marcou a todos. Um Papa atento sobre a vida e as necessidades dos portugueses e merecedor deste reconhecimento pela sua dedicação ao Povo de Deus”, rematou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas