MADEIRA Meteorologia

Casa do Povo de São Roque do Faial organiza Prova das Sidras

Data de publicação
09 Fevereiro 2025
12:24

A Casa do Povo de São Roque do Faial, dando continuidade ao seu plano de atividades, organizará, amanhã, a Prova da Sidra.

Trata-se de uma iniciativa que teve o seu início em 2023 e que pretende ser mais um motivo para divulgar a sidra produzida em São Roque do Faial. Recorde-se que, no final de maio, a Casa do Povo já organiza a rota da sidra integrada a Mostra Regional da Truta. Desta vez, a iniciativa é diferente. A ideia é ir às adegas (lojas) dos produtores e, nesse local, provar a sidra feita nos passados meses de outubro e novembro.

O evento contará com a animação do Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses” da nossa Casa do Povo que entoará algumas músicas do seu reportório, com destaque para uma música feita de propósito para a ocasião. A acompanhar o grupo teremos alguns elementos da Confraria da Truta e da Sidra.

A concentração será na Casa do Povo pelas 18:30 horas, seguindo-se a visita a alguns produtores, sendo que a atividade terminará com um convívio para todos os participantes.

“Sabemos que na véspera de São Martinho existe a tradição de provar o vinho novo. Uma vez que nessa ocasião a sidra ainda não está em condições de ser consumida, decidimos organizar mais esta atividade. Sendo esta a terceira vez que se faz, de forma organizada, a Prova da Sidra em São Roque do Faial”, realça-

Como nas edições anteriores, o balanço da atividade foi “muito positivo”, pelo que a entidade decidiu integrar a Provas das Sidras no Plano de Atividades da Casa do Povo.

Os objetivos da atividade é, mais uma vez, divulgar o potencial que a sidra tem junto dos produtores da nossa freguesia para além de proporcionar momentos de convívio e confraternização entre todos os intervenientes.

“Quanto mais se divulgar os nossos produtos e a excelência dos mesmos, mais estamos a contribuir para a economia local. De referir que atualmente o sidra já é mais comercializada em São Roque do Faial do que o chamado ‘vinho seco’”, reforça..

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas