MADEIRA Meteorologia

Campismo ilegal: RIR acusa Governo de “desresponsabilização”

Data de publicação
17 Junho 2025
14:39

O partido Reagir Incluir Reciclar (RIR) acusa o Governo Regional de adotar uma “postura de desresponsabilização” na questão do campismo ilegal.

“A tentativa de transferir exclusivamente para as autarquias a responsabilidade pela proliferação de campismo ilegal fora dos espaços sob gestão do IFCN revela uma postura de desresponsabilização política por parte do Governo Regional”, considera o RIR num comunicado em que se manifesta “preocupação” com declarações do secretário regional do Turismo, Ambiente e Cultura, na ALRAM, durante a discussão do Orçamento Regional.

O RIR lembra que “a maioria das autarquias madeirenses não dispõe dos meios técnicos, humanos ou financeiros para enfrentar este fenómeno de forma eficaz, especialmente sem o apoio coordenado e estruturado da administração regional”.

“O campismo não está proibido na Madeira, como bem referiu o governante, mas tem regras que precisam de ser respeitadas e, sobretudo, devidamente implementadas. Para isso, é essencial garantir condições mínimas, nomeadamente: zonas devidamente equipadas, sinalização clara, informação acessível e um sistema eficaz de fiscalização. Nenhuma dessas medidas será eficaz se não for acompanhada por um verdadeiro compromisso político e financeiro no âmbito do Orçamento Regional”, defende o RIR.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas