MADEIRA Meteorologia

Câmara de Lobos assina contrato para a compra de 23 habitações no Estreito

Data de publicação
12 Junho 2025
14:54

O Município de Câmara de Lobos formalizou, hoje, a assinatura do contrato de promessa para a aquisição de 23 frações habitacionais que serão construídas no Sítio da Igreja, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. A entrega das mesmas deverá decorrer durante o ano de 2026.

O contrato de promessa de compra e venda hoje assinado enquadra-se na Estratégia Local de Habitação (ELH) do concelho, instrumento aprovado em 2021, que visa dar resposta às carências habitacionais identificadas em diferentes freguesias, promovendo o acesso a uma habitação condigna e adequada para todos.

Esta operação habitacional prevê a construção de cinco fogos de tipologia T2 e 18 fogos de tipologia T3, com “elevados padrões de qualidade e sustentabilidade”, refere uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

As habitações serão edificadas num loteamento urbano com uma área superior a 1.900 metros quadrados e deverão “respeitar integralmente as exigências legais em matéria de habitabilidade, conforto térmico e acústico, eficiência energética e hídrica, conforme previsto no Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, financiado por fundos nacionais e comunitários”.

Com esta medida, o município acredita estar a dar continuidade à estratégia de alargamento da oferta pública de habitação, em estreita articulação com os instrumentos de política pública definidos ao nível nacional e regional, e com base num diagnóstico local que identificou os agregados em situação de carência habitacional no concelho.

A entrega dos fogos está prevista para ocorrer até ao final de 2026, após a conclusão do processo de construção e da celebração do contrato definitivo de compra e venda, garantindo-se todas as etapas legais e técnicas necessárias à concretização da operação.

Para a presidente da Câmara Municipal, Sónia Pereira, esta aquisição “representa um investimento estratégico na coesão social do concelho, permitindo dar passos concretos na concretização do direito à habitação, com especial atenção às famílias em situação de maior vulnerabilidade. Estamos comprometidos de forma estrutural, com uma política habitacional de proximidade, capaz de responder às necessidades reais da população e de promover soluções sustentáveis e dignas em todas as freguesias do concelho”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas