MADEIRA Meteorologia

BE defende criação de equipas comunitárias e comunidade terapêutica para toxicodependentes

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
22 Maio 2024
11:55

Numa ação de campanha eleitoral nas zonas altas do Funchal, o BE defendeu, esta manhã, a criação de equipas comunitárias e comunidade terapêutica para toxicodependentes.

Na ocasião, o partido notou que a toxicodependência é referida pela população como sendo “um grave problema de saúde que não pode ser ignorado”.

O Bloco de Esquerda aponta que este é “um fenómeno, infelizmente, generalizado, muito complexo e intrinsecamente ligado a graves problemas socias”, referindo que “um estudo recente, aponta para que 3 em cada 10 jovens madeirenses já teve problemas com consumo excessivo de álcool e a Madeira é a segunda região do país onde o consumo de novas substâncias psicoativas é mais elevado”.

O BE sublinha que o consumo de drogas é “um problema social e de saúde pública e deve ser abordado como tal”, considerando que “todas as pessoas devem ter acesso à saúde e todas as comunidades devem viver em segurança”.

Assim, o Bloco de Esquerda propõe o reforço da prevenção na área das dependências; o aumento da capacidade de resposta e tratamento na Região, incluindo garantia de equipas comunitárias e a criação de salas de injeção assistida, para redução de riscos; a criação de uma comunidade terapêutica integrada, para recuperação e reintegração dos doentes toxicodependentes; e a criação de uma unidade pública que trate as pessoas dependentes do álcool.

Com “uma abordagem humanista”, o BE tem como objetivo “resolver este grave problema de saúde pública, rejeitando abordagens autoritárias que algumas forças políticas têm que não resolvem o problema e discriminam as pessoas”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas