MADEIRA Meteorologia

Bandeira da FLAMA retirada em Santa Cruz

Carla Sousa

Jornalista

Data de publicação
20 Março 2025
20:39

Como o JM noticiou ao início desta tarde na sua edição online, duas bandeiras da FLAMA surgiram esta quinta-feira em dois locais no concelho de Santa Cruz. A ação acontece nas vésperas das eleições legislativas regionais antecipadas marcadas para domingo e não passou despercebida, tendo a sua presença sido assinalada nas redes sociais por várias pessoas.

Uma das bandeiras foi desfraldada no cimo de uma árvore no Santo da Serra. A outra foi colocada em Santa Cruz, nas proximidades do aeroporto da Madeira, a escassos metros do mastro com a bandeira da Região, a oeste da pista.

De acordo com um vídeo enviado à redação, é possível ver a bandeira que se encontrava no cimo da árvore ser retirada com a ajuda de uma grua.

A última vez que tinham sido içadas bandeiras do movimento separatista tinha sido em 2011, dias depois do então presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, ter deixado ameaças ao Governo de Pedro Passos Coelho. Em causa estavam questões relativas a assuntos como a Zona Franca, e Jardim afirmou que se a República negasse direitos “indiscutíveis”, a Região teria de “pensar em caminhos futuros diferentes”.

A Frente de Libertação da Madeira foi uma organização separatista, à qual é atribuída a autoria de quase uma centena de atentados bombistas levados a cabo entre 1975 e 1978.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas