MADEIRA Meteorologia

Banco de ideias concretiza as melhores para jovens de Câmara de Lobos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Julho 2021
16:22

O Banco de Ideias promovido pela Câmara Municipal e Associação de Amigos das Artes- Teatro Metaphora, vai na sua segunda edição e surgiu com o objetivo de fomentar a participação ativa dos jovens na vida cívica do concelho.

O desafio foi aceite por 24 jovens que apresentaram 10 propostas, que foram apreciadas por um júri tendo em conta a sua viabilidade e possibilidade de aplicação face aos constrangimentos provocados pela pandemia em curso. No ano transato foram 10 os jovens envolvidos, o aumento verificado este ano, que dobrou o número de participantes, releva bem a pertinência do projeto.

Os 2 projetos vencedores serão realizados com o recurso a 5000 euros inscritos no orçamento municipal, A cerimónia contou com a presença do Sr. Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, e do executivo municipal.

O primeiro projeto premiado foi criado pelas jovens Ana Margarida da Silva Gomes e Ana Francisca da Silva Vieira,

O mesmo visa dar voz às histórias de pessoas desfavorecidas do concelho de Câmara de Lobos, com um orçamento de 3500€. O projeto foi um dos escolhidos por ser uma proposta inclusiva, prevendo-se a participação e envolvência das pessoas mais desfavorecidas das freguesias do concelho de Câmara de Lobos, com o objetivo de promover a igualdade, dar voz ativa ao cidadão com um nível socioeconómico baixo e envolvê-lo na comunidade. Sendo de destacar a sua componente criativa, exequibilidade, valorização humana e promoção de boas práticas de inclusão social.

O segundo projeto contemplado foi apresentados, pelas jovens Érica Rubina Brito Camacho e Sofia Raquel Gomes Faria.

O projeto visa recolha de lixo espalhado pelas ruas e praias, que será utilizado posteriormente para a realização acriação de uma instalação que sensibilize para a necessidade de um comportamento ambientalmente responsável.

Duas propostas que, em simbiose, tornam-se numa ação de sensibilização de literacia ambiental, evocando hábitos ambientais sustentáveis. Estas propostas destacam-se pela componente inovadora, exequibilidade, promoção de boas práticas e comportamentos saudáveis, participação e integração dos jovens no seu concelho e o cultivo de laços e atitudes cívicas.

Para a Vice-presidente da autarquia Sónia Pereira " O aumento do número de propostas recebidas são um bom sinal. Sinal de que este é um projeto que tem muito potencial para crescer e que os jovens de Câmara de Lobos estão cada vez mais envolvidos na vida do seu Concelho. Há que realçar ainda que os três projetos premiados este ano foram concebidos por quatro jovens mulheres. Tal demonstra que o género feminino afirma-se cada vez mais a nível da participação cívica e política para a construção de um território mais igualitário em termos de género".

A governação do executivo Câmara-lobense sempre se pautou pela implementação de metodologias participativas que resultaram em vários projetos como o PDM Participativo e a Intervenção Social Participada e o Banco de Ideias.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar o Europeu?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas