O Centro Desportivo da Madeira (CDM) vai reforçar a sua ligação ao desporto de alto rendimento formalizou, através da Ponta do Oeste S.A., um protocolo com Madalena Costa, atleta madeirense e referência nacional da patinagem artística.
O acordo vai permitir que a campeã mundial utilize as instalações do empreendimento localizado na Ribeira Brava para preparação técnica e física, tendo já realizado nesta sexta-feira inclusive o seu primeiro treino.
Para a presidente do Conselho de Administração das Sociedades de Desenvolvimento, Élia Ribeiro, “é muito importante para o Centro Desportivo da Madeira estar associado a uma atleta com o percurso e a projeção internacional da Madalena Costa”.
Acrescenta ainda que “este protocolo reforça o nosso compromisso de promover o desporto e de potenciar as condições das nossas instalações, de forma a criar um ambiente de excelência que desperte o interesse de mais atletas pela modalidade e contribua para o seu desenvolvimento na região”.
Madalena Costa, do Sporting Clube Santacruzense e atleta da seleção nacional, tornou-se, em 2025, campeã mundial de seniores de patinagem artística, estilo livre, em Pequim, na China, um feito inédito para Portugal nesta disciplina e escalão.
A patinadora conquistou a medalha de ouro com 260,15 pontos, uma vantagem expressiva sobre a segunda classificada, e foi destacada como a primeira portuguesa a atingir este título mundial sénior. No último Europeu, disputado em setembro, em Itália, Madalena sagrou-se também campeã da Europa, já no escalão de seniores.
O percurso de excelência da jovem atleta tem projetado a Madeira e Portugal além-fronteiras, com grande importância para a visibilidade da modalidade e para a valorização do trabalho desenvolvido pelos clubes e estruturas regionais. Pelo segundo ano consecutivo, foi também reconhecida pela Forbes Portugal como uma das mulheres mais influentes do desporto em Portugal.
Numa fase posterior, está prevista a possibilidade de Madalena Costa poder usufruir também da pista de patinagem situada na Zona de Lazer do Faial, reforçando a resposta às necessidades específicas de treino da atleta.
Com este protocolo, a Ponta do Oeste S.A. e o Centro Desportivo da Madeira dão um passo firme na aproximação ao alto rendimento e à valorização dos talentos regionais, afirmando-se como parceiros ativos na criação de condições para que a excelência desportiva continue a nascer na Madeira.