MADEIRA Meteorologia

Associação Sem Limites lembra que nem todas as deficiências são visíveis

Data de publicação
03 Junho 2025
17:03

Um papel com a frase ‘Vais ficar sem pernas animal’ foi colocado num carro que, segundo a Associação Sem Limites, cumpria os requisitos para estar estacionado num lugar reservado para pessoas portadoras de deficiência.

De acordo com um comunicado da associação, o papel “foi colocado num carro que estava estacionado num lugar reservado, com dístico colocado e visível”, pelo que repudia a situação e lembra “que nem todas as deficiências são visíveis”.

“Relembramos que dentro da deficiência motora, com incapacidade de 60%, existem pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas, outros não têm algum membro e usam prótese, outros canadianas, etc. Mas também existem outras deficiências que têm direito ao dístico de estacionamento, nomeadamente a deficiência visual com 95% de incapacidade; Deficiência intelectual e Perturbação do Espetro do Autismo de 60%; e ainda Doença oncológica com dificuldade de locomoção na via pública com 60% de incapacidade. E ainda os deficientes das forças armadas, que também têm direito ao dístico de estacionamento”, esclarece a Sem Limites.

A direção da Associação, presidida por Filipe Rebelo, apela a que antes de alguém criticar o outro e fazer este tipo de coisas, deve preocupar-se “em conhecer bem a legislação para poder usufruir dos seus direitos e viver em sociedade com civismo”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas