A terceira edição do PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde foi apresentada hoje, numa sessão realizada no Museu-Casa Frederico de Freitas e que contou com a presença da secretária regional de Saúde e Proteção Civil, Micaela Fonseca de Freitas.
O curso, que inicia em janeiro no Funchal, é ministrado pela AESE Business School e representa uma aposta estratégica do Governo Regional, através do IASAÚDE, na capacitação dos quadros dirigentes do setor da saúde na Região Autónoma da Madeira.
Micaela Fonseca Freitas, citada num comunicado, sublinhou, na ocasião, que “o investimento no capital humano é a prioridade máxima da Secretaria Regional, pois o aperfeiçoamento pessoal e profissional dos líderes reflete-se diretamente na qualidade do serviço prestado aos utentes”.
A governante enfatizou que, ao dotar as instituições de melhores competências de gestão, torna-se possível encontrar soluções mais ágeis e eficazes para os desafios que surgem no dia a dia, elevando o nível de exigência e de resposta de todo o sistema.
Esta terceira edição conta com a participação de 40 profissionais, abrangendo a SRS, o SESARAM, o IASAÚDE, a DRS e a DRPPIL. Com esta nova formação, a Região vai atingir um total de 120 alunos formados através do programa PADIS, aos quais se somam 40 participantes da edição do Curso GLS – Gestão e Liderança em Saúde, também ministrado pela AESE, em 2024.
O programa formativo, destinado a altos dirigentes de instituições de saúde, nomeadamente membros dos conselhos diretivos/executivos, de administração, diretores de serviço, chefes de serviços e equiparados e outros técnicos superiores, tem como objetivo modernizar os serviços públicos e aumentar a eficiência da Administração Pública num setor considerado estratégico.