O presépio do Galeão, em São Roque, abriu portas hoje, com a presença do secretário regional da Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, e do diretor regional da Cultura, Medeiros Gaspar, entre outros convidados.
Esta é uma iniciativa da Associação Cultural e Recreativa do Galeão, que acontece desde 2006. Teve como mentor Juvenal Silva, figura muito conhecida e respeitada na localidade, falecido em janeiro de 2023.
Trata-se de uma lapinha em ponto gigante, que mostra figuras do Natal e recria quadros da tradição madeirense, incluindo réplicas das principais igrejas da Região.
O processo de conceção do presépio do Galeão levou cerca de 4 meses e exibe 5 mil peças, distribuídas por aproximadamente mil metros quadrados.
Nuno Maciel, em representação do presidente do Governo Regional, elogiou “o esforço e a dedicação de todos os que ajudaram novamente a concretizar este projeto, que é já uma marca da freguesia de São Roque e uma referência da identidade cultural madeirense nesta altura do ano”.
Este presépio de grandes dimensões, que já se tornou numa visita obrigatória, encontra-se aberto ao público, de 19 de dezembro a 18 de janeiro, das 15 às 21 horas, e está localizado junto ao centro de saúde de São Roque.
A entrada custa 1 euro, embora gratuita para menores de 12 anos.
O espaço pode abrir nos períodos da manhã, apenas excepcionalmente para grupos, podendo as reservas serem efetiuadas através do telefone 963340231.