A Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE) informou, esta tarde, os consumidores da Região Autónoma da Madeira sobre a emissão de uma Notificação de Alerta RASFF (Sistema de Alerta Rápido para Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais), com origem nas autoridades francesas, relativa ao produto Pimenta Preta Moída – frasco de 44 g – marca Pingo Doce.
De acordo com a notificação, foi detetada a presença de aflatoxina B1 em níveis superiores aos legalmente permitidos, em conformidade com o disposto no Regulamento (UE) 2023/915, que estabelece os limites máximos para determinados contaminantes nos alimentos.
A situação foi classificada como de risco sério pelas autoridades.
Em resposta, o operador económico procedeu à retirada voluntária do mercado dos seguintes lotes afetados: LF4010BA, LF4011AA, LF4011AB, LF4011BB, LF4011BC, LF4193BA, LF4193BB, LF4194AB, LF4194AC, LF4194AD.
Até ao momento, não está confirmada a presença destes lotes no mercado da Região Autónoma da Madeira. No entanto, a ARAE recomenda que os consumidores verifiquem os produtos que tenham adquirido.
A ARAE indica ainda que, caso possuam embalagens com algum dos lotes indicados, não devem consumir e devem devolver o produto em qualquer loja Pingo Doce, com direito a reembolso.
Informações disponíveis em https://www.pingodoce.pt/informacao-pimenta-preta.