MADEIRA Meteorologia

ARAE emite alerta para retirada do mercado de “pimenta preta” da marca Pingo Doce

Data de publicação
29 Maio 2025
15:55

A Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE) informou, esta tarde, os consumidores da Região Autónoma da Madeira sobre a emissão de uma Notificação de Alerta RASFF (Sistema de Alerta Rápido para Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais), com origem nas autoridades francesas, relativa ao produto Pimenta Preta Moída – frasco de 44 g – marca Pingo Doce.

De acordo com a notificação, foi detetada a presença de aflatoxina B1 em níveis superiores aos legalmente permitidos, em conformidade com o disposto no Regulamento (UE) 2023/915, que estabelece os limites máximos para determinados contaminantes nos alimentos.

A situação foi classificada como de risco sério pelas autoridades.

Em resposta, o operador económico procedeu à retirada voluntária do mercado dos seguintes lotes afetados: LF4010BA, LF4011AA, LF4011AB, LF4011BB, LF4011BC, LF4193BA, LF4193BB, LF4194AB, LF4194AC, LF4194AD.

Até ao momento, não está confirmada a presença destes lotes no mercado da Região Autónoma da Madeira. No entanto, a ARAE recomenda que os consumidores verifiquem os produtos que tenham adquirido.

A ARAE indica ainda que, caso possuam embalagens com algum dos lotes indicados, não devem consumir e devem devolver o produto em qualquer loja Pingo Doce, com direito a reembolso.

Informações disponíveis em https://www.pingodoce.pt/informacao-pimenta-preta.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas