MADEIRA Meteorologia

Apresentada ‘bússola’ para guiar quem vive o cancro da mama

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
30 Janeiro 2026
17:59

O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro apresentou, esta tarde, o livro ‘Mapa do Peito – Uma bússola para quem vive o cancro da mama, por dentro ou por perto’, da autoria de Carole Neves.

A apresentação, que teve lugar no Espaço IDEIA da Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM), revelou uma obra que pretende servir de “instrumento de informação, apoio e reflexão”, dirigida não só às pessoas diagnosticadas, mas também àquelas que as acompanham, desde familiares a cuidadores.

“O livro propõe uma abordagem sensível, esclarecedora e humanizada, contribuindo para uma maior literacia em saúde e para o combate ao estigma associado à doença”, descreve o Núcleo Regional.

Recorde-se que a apresentação desta obra aconteceu no âmbito da missão da Liga em promover a prevenção, o apoio ao doente oncológico e a sensibilização da sociedade, “reforçando a importância do diagnóstico precoce, do acompanhamento informado e do suporte emocional”.

O presidente do Núcleo, na ocasião, lembrou que os membros da sua equipa, ao longo de quatro décadas, “têm sido farol e bússola, assumindo decisões difíceis, construindo parcerias, garantindo rigor e seriedade, para que cada projeto responda, com dignidade, às necessidades de quem enfrenta o cancro”, enquanto os voluntários “são o rosto humano da Liga, aqueles que transformam estatísticas em abraços, medo em confiança, solidão em encontro”.

Ricardo Sousa vincou, no seu discurso, que acredita que quem ler o livro “encontrará nas páginas uma bússola em momentos de incerteza”.

Deixou, ainda, uma palavra especial direcionada às pessoas doentes e familiares que partilharam os seus testemunhos, sendo que “emprestaram a sua voz a quem, muitas vezes, ainda não consegue falar”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas