A presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, presidiu à sessão de lançamento do livro ‘Mapa do Peito – Uma bússola para quem vive o cancro da mama, por dentro e/ou por perto’, da autoria de Carole Neves, integrado num projeto do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
No seu discurso, destacou a importância da prevenção e da promoção da saúde como “pilares fundamentais para aumentar a longevidade e melhorar a qualidade de vida”, sublinhando que a atuação antecipada permite reduzir custos médicos, diminuir taxas de mortalidade e evitar complicações futuras. Defendeu uma aposta clara na prevenção primária e secundária, reforçando a necessidade de evitar a doença sempre que possível e de promover o diagnóstico precoce.
Rubina Leal salientou também o papel essencial da literacia em saúde, defendendo “um modelo colaborativo onde o cidadão assume um papel ativo na gestão da sua saúde”.
A presidente reconheceu, ainda, o papel relevante da Liga Portuguesa Contra o Cancro na Região, através de ações de proximidade junto dos municípios, profissionais de saúde e doentes, incluindo iniciativas desenvolvidas em parceria com a Assembleia Legislativa.