A Câmara Municipal de Santa Cruz, aprovou, hoje, com votos a favor do JPP e a abstenção do PSD, a entrada em vigor do Regulamento de Apoio à infância, que vai permitir o apoio ao pagamento das mensalidades de creches e jardins de infância.
A vice-presidente Élia Ascensão explicou que este é um apoio direcionado à classe média, e que oscilará entre 110 euros e os 660 euros anuais, com o maior apoio financeiro a ser dispensado àqueles que pagam as mensalidades mais altas.
Sublinhou, ainda, que a medida pretende ter um alcance considerável no aliviar da pressão que a inflação e a subida das taxas de juro têm vindo a exercer nos orçamentos familiares, nomeadamente no seio de famílias padrão, com filhos pequenos, ou jovens em idade escolar, com créditos à habitação e com ordenados que, embora não se situando nos padrões mais baixos, têm vindo a sofrer com o constante aumento do nível de vida.
"Esta medida, orientada para a classe média, tem um grande alcance social na manutenção dos níveis de qualidade de vida dos nossos munícipes, contrariando o empobrecimento de uma classe média que é essencial à manutenção dos padrões de conforto e de dinâmicas sociais e económicas", vincou, salientando que embora este apoio represente um grande esforço financeiro para o parco orçamento municipal, a autarquia encara o mesmo não como um mero apoio social, mas como um projeto sustentado de desenvolvimento social e económico com impacto direto nas famílias e na rede social do concelho, onde a classe média representa a maior fatia populacional.
Na reunião foram ainda aprovados outros regulamentos e apoios sociais, como o Regulamento de Transporte Municipal de Doentes não Urgentes. E mais apoios na área da saúde, como seja o apoio à realização de mais sete cirurgias, no valor de 30 mil euros.
Propostas defendidas pelo vereador Jaime Silva, com o pelouro da área social, que ironizou que estes não são apoios para amigos como acusa o PSD, tendo o presidente Filipe Sousa desafiado, a propósito, a médica e deputada Conceição Pereira a dar contributos ao regulamento das cirurgias que irá sofrer alterações e entrar em discussão pública.