Em dia de comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Escola B1/PE da Ajuda recebeu a escritora Raquel Lombardi para a apresentação do seu livro infantil “Cada Um é Como”.
A autora, doutoranda em Educação Inclusiva no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, dinamizou uma atividade dirigida às crianças que integrou a leitura orientada do conto, momentos de diálogo com os alunos e pequenas propostas de expressão oral e artística.
A obra, apresentada, narra a história de um gato que pertence a uma família diferente e que procura a felicidade para colmatar a sua insatisfação num mundo onde a diversidade nem sempre é compreendida. Ao longo de uma ampla “viagem” por diversos murais, o protagonista acaba por compreender que a felicidade não depende do olhar dos outros, mas emerge de dentro de cada pessoa, alicerçada em valores como a amizade, o amor, a empatia, a união e a solidariedade.
Com esta iniciativa, fonte da escola, aponta que o objetivo desta iniciativa foi “sensibilizar a comunidade educativa para a aceitação da diferença e para a valorização da diversidade humana”, acrescentando ainda que “este tipo de ações constitui um contributo essencial para a promoção de uma cultura de respeito, para a desconstrução de estereótipos e preconceitos e para a construção de uma escola mais inclusiva, na qual todas as crianças se sintam acolhidas, reconhecidas e respeitadas na sua singularidade”.