O crescimento económico da Madeira foi hoje elogiado pelo ministro da Economia e da Coesão Territorial, presente na gala das ‘500 Maiores e Melhores Empresas’ realizada no Funchal.
Em declarações aos jornalistas, Manuel Castro de Almeida disse que “a Madeira foi a região do País que mais cresceu nos últimos 30 anos”.
“Hoje têm um PIB per capita acima da média nacional e foi aquela [região] que mais se aproximou do PIB per capita da média europeia nos últimos anos. E, por isso, o que se passa do ponto de vista do crescimento económico é um exemplo para todo o país e, por isso, eu tenho todas as razões de prestar homenagem à economia da Região Autónoma da Madeira, seja às políticas públicas na área económica, seja aos esforços das empresas”, afirmou.
Na perspetiva do governante, com tempo poderá “rapidamente aproximar-se da média europeia”.
“A Madeira já está bastante à frente da média do país, já está muito mais próxima da média europeia do que o conjunto do país e, portanto, com mais alguns anos há-de chegar à média europeia”, preconiza.
Falando do país, o ministro gostaria que atingisse a média europeia do rendimento do PIB per capita.
“Já não peço mais, queria só estar na média europeia, não há razão nenhuma para não ambicionar-nos estar na média, estamos muito longe em termos nacionais, estamos ao 82% da média europeia, precisamos chegar aos 100%. Isto leva alguns anos, mas tem de ser persistência, é preciso ambição e é preciso ter políticas corretas para isso”, declarou.
Ao intervir na gala, Miguel Albuquerque confirmou que o PIB de 2025 foi de 8.040 milhões de euros e que perspetiva para 2026 uma subida aos 8.460 milhões de euros.
Após a sessão realizada no Terreiro, do Savoy Palace, seguiu-se o jantar de gala, onde Manuel Castro de Almeida foi o orador convidado.