A capitania do Porto do Funchal emitiu um aviso de agitação marítima forte, que deverá durar até às 18h00 de amanhã e apontou algumas recomendações.
Face ao alerta, aconselha, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente:
- Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
- Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
- Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
A atualização efetuada aponta as seguintes condições marítimas:
Vento: NE bonançoso12 a 19km/h) a moderado (20 a 30km/h), por vezes fresco (31 a 39km/h) até final do dia.
Visibilidade: Boa a moderada.
Ondulação: - Costa Norte: Ondas N/NW 4 a 4,5 M; - Costa Sul: Ondas SW 1 a 1,5 M, sendo ondas quadrante W 1,5 a 3 M na parte mais W da Ilha da Madeira