A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, organiza amanhã, às 17h30, na sede regional, uma tarde de engenharia sob o tema 'Entidades Inspetoras de Instalações Elétricas - LabSIAM'.
"A Portaria n.º 192/2022, que aprova as metodologias para a realização de inspeção por parte das Entidades Inspetoras de Instalações Elétricas de serviço particular (EIIEL), definiu a obrigatoriedade da realização, de forma faseada, de inspeções às instalações elétricas. Estão abrangidas, desde dezembro de 2022, as instalações do tipo C alimentadas em Baixa Tensão Especial (BTE). Ao longo do ano de 2023 serão incluídas as restantes instalações elétricas, incluindo UPACs com potência superior a 30 kW", explica um comunicado da Ordem enviado à redação.
Nesse âmbito, a Ordem dos Engenheiros entende que se ecnontra perante um novo paradigma que necessita de ser divulgado e discutido pela comunidade eletrotécnica da Região, "uma vez que as Inspeções a Instalações Elétricas são um tema essencial para a atividade dos Engenheiros Eletrotécnicos no projeto, execução e exploração de Instalações Elétricas", reforça.
Para a divulgação e respetiva discussão, o Colégio de Engenharia Eletrotécnica da Ordem dos Engenheiros convidou o LabSIAM - Serviço de Inspeções e Aparelhos de Medida que faz parte da Empresa de Electricidade da Madeira e que está acreditado como EIIEL. A apresentação será realizada por Acácio Quadrado, diretor técnico daquela entidade inspetora.
Bruna Nóbrega