A viver um momento económico “efervescente”, nas palavras de Gregório Mourinho, sócio gerente da Previsão, um dos parceiros da iniciativa “500 Maiores Empresas” que está a decorrer no Savoy Palace, a maioria das empresas da Madeira já apresenta um volume de negócios superior ao registado antes da pandemia.
Neste evento, a empresa AFAVIAS - Engenharia e Construção, S.A. está em destaque, pois foi premiada com a distinção de ‘Melhor e Maior Empresa de 2022’. A AFAVIAS, braço do Grupo AFA na área da construção civil, deverá fechar 2023 com um volume de negócios de cerca de 200 milhões de euros, representando um crescimento no ano de 10%, de acordo com Martinho Oliveira, CEO da AFAVIAS.
A projeção para 2024 é, no entanto, que o crescimento seja de 40%, muito por conta dos negócios no estrangeiro. Com a presença de várias dezenas de empresários, as questões da demografia e da falta de mão de obra estão a tornar-se centrais nas intervenções dos vários oradores. Sobre o assunto, o secretário regional da Economia, do Mar das Pescas defendeu uma imigração que responda às necessidades dos setores carentes da economia.