A secretária regional de Saúde e Proteção Civil, Micaela Fonseca de Freitas, acompanhou esta manhã, a realização da Prova Nacional de Acesso ao Internato Médico, que decorreu numa unidade hoteleira do Funchal.
“Organizada pelo Gabinete para a Prova Nacional de Acesso, este exame enquadra-se no âmbito do procedimento concursal de ingresso na Formação Especializada, coordenado pela Administração Central do Sistema de Saúde”, explica a tutela, em nota de imprensa.
A prova, obrigatória, contou com a presença de 98 candidatos, que ambicionam iniciar uma formação especializada, mudar de especialidade ou alterar o local de formação.
O exame, com 150 perguntas, teve a duração de 240 minutos, divididos em duas partes e foi construído a partir de vinhetas clínicas, em formato de escolha múltipla, cuja seleção da resposta deve ser a mais correta entre um número variável de opções.
Após a realização da prova, a presidente da Comissão Regional do Internato Médico da Madeira, Maria José Gomes, esclareceu que “os resultados são logo disponibilizados, numa grelha de classificação, e que os próprios candidatos já ficam com noção de como correu a prova”. “A prova não é de eliminação, é de seriação. Cerca de 80% da prova, mais 20% da nota do curso, faz a nota que depois entra na grelha nacional de seriação e que vai permitir a escolha da especialidade daqui a um ano”, informou.
De salientar que o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) é a entidade responsável pelo Internato Médico na Região Autónoma da Madeira.