MADEIRA Meteorologia

49 escolas madeirenses participaram na Semana Europeia da Programação

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Novembro 2022
17:08

No âmbito da Semana Europeia da Programação, que decorreu entre os dias 8 e 23 de outubro, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Gabinete de Modernização e Tecnologias Educativas (GMTE), da Direção Regional de Educação, e em parceria com a #CodeWeek, promoveu diversas atividades sobre o funcionamento da tecnologia em diversos estabelecimentos de ensino da Região.

A #CodeWeek, ou Semana Europeia da Programação, é um projeto europeu de programação que celebra a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração através da programação e de outras atividades tecnológicas. A ideia é tornar a programação mais visível, mostrar aos jovens, adultos e idosos, formas de dar vida às ideias através da programação, desmistificar estas competências e reunir pessoas motivadas para aprender.


Neste âmbito, a #CodeWeekRAM teve como objetivo fomentar a literacia digital, levando às salas de aulas o ensino das diferentes linguagens de programação e as suas potencialidades para a aprendizagem dos alunos, e otimizar as competências de programação com vista a explorar novas ideias e inovar de uma forma divertida e atrativa. Foram, assim, dinamizadas atividades relacionadas com realidade aumentada, realidade virtual, modelagem 3D e programação com várias temáticas, inclusive a de Halloween. De referir, ainda, que o GMTE disponibilizou na sua página atividades direcionadas a todos os ciclos de ensino, nomeadamente, a plataforma CodeCombat, que permite desenvolver conceitos em linguagens de programação Python, JavaScript, CoffeeScript e Lua; e o ECoS - Early Coding in School, um projeto do programa Erasmus+ cuja finalidade é criar uma plataforma para a aprendizagem de programação, em contexto educativo, da história e cultura regionais.


Este ano, participaram 49 escolas, abrangendo um total de 6.053 alunos da Madeira e do Porto Santo, o que superou o valor alcançado no ano transato de 3817 alunos participantes. De destacar que, pela primeira vez, no ano letivo de 2021/2022, foi atribuído à Região Autónoma da Madeira um Certificado de Excelência a todas as escolas participantes. Este reconhecimento só foi possível devido ao envolvimento de todos os professores e aos alunos que demonstraram as suas aprendizagens através da criação de produtos digitais.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
15/02/2024 08:00

A integridade é uma qualidade humana que transcende a mera conduta ética; é um compromisso profundo com a verdade, a coerência e a honestidade consigo...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se segue à demissão de Miguel Albuquerque?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas