MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Cônsul Honorária de Cabo Verde na Madeira

25/03/2023 08:00

Aristides Vaz, um promotor público e professor de línguas estrangeiras, viu nas pequenas cachoeiras que se formam no período das chuvas, como um potencial atrativo turístico. Lecionou um curso de animação turística e inglês numa escola da localidade e, no final do mesmo, quis deixar uma marca do curso: quis "criar alguma coisa para que os jovens que participaram no curso pudessem pôr em prática aquilo que aprenderam". Começaram com uma pequena cabana que servia de receção, onde os recém-formados recebiam os turistas visitantes e vendiam algum produto; traziam tendas, acampavam, deixavam as tendas para os próximos visitantes e assim foi crescendo.

Eco Camp Lemba Lemba, foi o nome atribuído. É também nome de uma árvore local que também significa "ir construindo passo a passo". Do cheiro à sombra dos imponentes eucaliptos, o espaço convida ao descanso, apresentando-se como uma excelente opção de fuga à correria e stress dos centros urbanos. E assim nasce o primeiro parque de campismo em Cabo Verde.

E, cá vamos nós uma vez mais! Com um pé na primavera que, por sua vez, vislumbra o verão, os dias maiores e... as (merecidas e ansiadas) férias, ainda que o clima de Cabo Verde seja um dos grandes atrativos em qualquer altura do ano.

Este bonito projeto, que se reverteu numa proposta de férias, fica situado num dos vales com mais atrativos de fauna e flora da ilha e perto do Pico de Antónia, o ponto mais elevado de Santiago, com 1.394 metros de altitude.

Exemplo de ecoturismo e de empreendedorismo rural, já foi igualmente palco de várias cerimónias matrimoniais.

Para os que preferem ver as estrelas na parede de uma unidade hoteleira, Cabo Verde tem também muito para oferecer aos seus visitantes; nos resorts a gastronomia é essencialmente internacional. Contudo, fora dos mesmos, é fácil encontrar uma grande variedade de restaurantes e alguns dos pratos típicos de Cabo Verde, como a Cachupa, a Lagosta ou os famosos búzios, que me deixam grande saudade.

Se as praias são um dos principais atrativos turísticos de Cabo Verde, a prática de desportos náuticos também deve ser tida em consideração. Reúne todas as condições para usufruirmos em pleno de kitesurf, windsurf, mergulho, pesca...

Destino seguro e de língua oficial portuguesa, a apenas quatro horas de Portugal, são condições que fazem de Cabo Verde uma opção perfeita para quem procura umas boas férias, com boa oferta hoteleira e praias paradisíacas. É um destino muito procurado tanto por famílias, como para luas de mel ou mesmo férias entre amigos.

A sua simplicidade e riqueza cultural são igualmente excelentes atrativos. Em Cabo Verde encontramos sempre um bom motivo para celebrar a vida, ao ritmo das mornas e do funaná, degustando os melhores sabores da terra e do mar.
Morabeza! (1)

(1) A palavra morabeza é um regionalismo de Cabo Verde, oriundo «do crioulo morabeza»; «amabilidade; afabilidade»', in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-regionalismo-morabeza-cabo-verde/24609 [consultado em 21-03-2023]

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas