MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

26/01/2021 08:12

Neste Sistema Político de que sou cada vez mais oposição, embora fiel ao Regime Democrático, deixo para os monopolistas do comentário na comunicação social subsidiada e reverente a Costa, as "análises" maçadoras e situacionistas do costume.

Mas como cidadão e Seu companheiro de outras andanças políticas, legitimamente coloco a questão sobre que Presidente teremos nos próximos cinco anos:

1.Entre outros, Vossa Excelência dispõe dos poderes constitucionais de Magistratura de Influência e de Poder Moderador que O obrigam a ser motor de uma reforma inadiável do Sistema Político caduco, agonizante, sem condições para uma ressurreição nacional que agora, como nunca, as circunstâncias passaram a impôr:

a.Sistema eleitoral, que responsabilize os Deputados uninominalmente perante os Eleitores.

b. Órgãos de Estado, Regiões e Autarquias sem a inflação de cargos actual.

c. Uma reforma da Administração Pública, pela primeira vez eficiente.

d. Tribunal constitucional, "autoridade da comunicação social" e "comissão de eleições" são uma aberração democrática, na medida em que resultam de nomeações partidarizadas.

e. Inadmissível o monopólio dos Partidos nas candidaturas aos Parlamentos nacional e regionais.

f. Acabar com o abuso do Direito à greve, nos Transportes, na Saúde, na Justiça e nas Instituições de Segurança Nacional, em troca atribuindo uma maior compensação monetária aos que escolham estas carreiras.

g. Legislação fiscal estabilizadamente fixada por vários anos, a fim de permitir a confiança e expectativas legítimas, tanto internas como do estrangeiro. Salvo emergência nacional, claro.

h. É essencial reconhecer o Direito dos Portugueses ao referendo em matéria constitucional. Não pode estar impedido a dez milhões de Cidadãos, para, na prática, ser monopólio da meia centena de criaturas que somam às Direcções nacionais dos dois maiores Partidos!

i. Reforma drástica na Justiça, a permitir confiança no Estado e eliminando os espectros estalinistas.

j. O Presidente da República não pode obstaculizar o Direito Fundamental e Civilizacional dos Portugueses à regionalização do Continente.

k. É necessário que o Presidente da República, tal como o Presidente Jorge Sampaio, lidere uma reforma constitucional que reconheça às Regiões Autónomas, em termos consensuais, não retrocederem, como no presente, sob um sistema e práticas impostas em vergonhosos termos colonialistas.

2. Ideologicamente sou presidencialista, pelo que reprovo as Suas declarações, esquecidas de outros países democráticos, dizendo o sistema presidencial ser caminho para a ditadura!...

Aliás, sendo o parlamentarismo mais adequado às Monarquias democráticas, a República justifica um Presidente-Chefe do Executivo, eleito directamente pelo Povo Soberano. O que solidifica a estabilidade político-governativa, na medida em que concretiza melhor e rigorosamente o Princípio da Separação de Poderes.

Como também Vossa Excelência derrapou em Matemática, ao dizer que os Eleitores portugueses votaram numa maioria, impropriamente autodenominada "de esquerda". É que a mesma aritmética também permite concluir que o Povo Soberano, igual e maioritariamente, votou no "bloco central" que é a Sua maioria presidencial.

3. Mais. Embora o Pagode inculto ande convencido que vive fervorosamente numa religião "chuchialista" - sem saber o que é o socialismo - a Verdade é que Portugal está sob domínio das oligarquias, do poder interno e exterior do dinheiro, bem como das "sociedades secretas", uma falência completa da Transparência Democrática!

4.A orientação política do Seu primeiro mandato trouxe os fascismos comunistas para a área do Poder. Num Portugal que se quer democrático! E deixou correr a manobra do PS, na comunicação social, de promoção da extrema-direita para lesar PSD e CDS.

Como pode o Senhor Presidente esquecer, cinquenta anos passados sobre o 25 de Abril, que a História do PS é a do primado do Partido sobre o Estado?!...

Vai continuar a ignorar a instrumentalização do Estado por Costa, numa guerra partidária reles contra o Povo Madeirense e, em tal caso, violar o Seu juramento de assegurar a Unidade Nacional?!...

Onde anda o Autonomista Marcelo Rebelo de Sousa que, ainda em Julho 96 e então lutador pelas Autonomias insulares, por exemplo, defendeu publicamente uma "especificidade fiscal para a Madeira"?!...

5.O Presidente da República tem de mostrar pulso em momentos-chaves, o que não sucedeu: fogos florestais; Tancos; queda sócio-económica para a cauda da Europa; subsidiar controleiro da comunicação social; estatização da Economia; desconsideração do segundo maior Partido português; incompetência e contradições permanentes do Governo Costa; a descontrolada e desgraçada derrapagem no COVID; Censura na "informação" estatizada; Procuradoria-Geral da República e Procuradoria Europeia; Tribunal de Contas; Banco de Portugal; etc., etc.

6. O Presidente da República está ciente e "tem unhas" para a necessidade de um Governo de Salvação Nacional após a pandemia, com todos os principais Partidos democráticos, que junte os cacos e nos tire da cauda da Europa onde mergulhámos já antes do COVID?

* * *

O Senhor Presidente da República talvez ainda se lembre do meu radicalismo, tanto na franqueza, como na Amizade.

Desejo-Lhe, com toda a minha força anímica, que fique na História como o grande Reformador de Portugal, cinquenta anos após o 25 de Abril, e não como o Presidente da República que foi até agora.

Atenção!...

Post-Scriptum: Cá, não passaram de à volta de meia dúzia, somados, do PSD, do PS e do CDS que publicamente apelámos ao voto em Marcelo, dando a cara. Mas, domingo à noite, aquilo é que eram "vencedores"!...

E os "inteligentes" do "povo superior" que votaram (8%) a favor do desemprego na Zona Franca ?!... Simples. São comunistas saudosos que, envergonhados e por conveniência, estão recolhidos no PS para mal Deste.

Quanto ao PSD nacional, já nos próximos dias há que pensar e apresentar propostas, pois não pode continuar assim, nem cair nas mãos do afecto de Ventura, Passos Coelho.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas