MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

11/02/2023 08:00

Sabe-se agora que as hóstias das missas das Jornadas Mundiais da Juventude serão produto 100% português, desde a farinha e trigo proveniente do Alentejo, que serão doados pela Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais, juntamente com a Germen, às mãos hábeis das Irmãs Clarissas, em Lisboa, que serão responsáveis pelas fornadas do trigo sem fermento.

Certo é que se gastam milhões de euros num palco sem qualquer vislumbre de utilidade futura, mas poupam-se uns cêntimos em farinha e trigo. Melhor negócio seria difícil. Não se sabe ainda quem irá fornecer o vinho, mas reza-se muito para que seja uma boa pomada vinícola, com bom corpo, envelhecimento em barrica de carvalho e de taninos amaciados. A má notícia é que serão hóstias com glúten, o que pode apanhar alguns sistemas digestivos mais sensíveis, de surpresa.


Verde: A não abertura das urgências dos centros de saúde do Porto Moniz e Santana

Ser governante é saber o que as populações precisam e acima de tudo, saber tomar decisões difíceis, mas acertadas, para o bem comum. Foi justamente isso que vimos acontecer, com a confirmação por parte do Presidente do Governo Regional da Madeira, da decisão de manutenção do encerramento das urgências dos centros de saúde do Porto Moniz e Santana, no período nocturno. Os números não deixam margem a erros nem a visões românticas. Não existe procura que justifique ter as portas abertas. No entanto, ninguém fica sem acesso a cuidados de saúde urgentes. Todos os meios técnicos e humanos necessários, para garantir a assistência médica adequada estão estratégica e geograficamente alocados, de forma a melhor servir a toda população da Madeira.

Amarelo: O copy paste
do Partido Socialista

Numa bancada parlamentar socialista perto de si, repleta de senhores professores e outros supostos doutores, houve um aprendiz que decidiu copiar no exame, leia-se projecto de resolução. Ora, o copiar não será certamente inédito, e tão pouco será nova a falta de inteligência vigente, que num Mundo como o actual ousaram sonhar, que tal patranha iria passar indetectada, inabalada e incólume. A Internet não dorme, não descansa e nunca se esquece. Uma simples pesquisa no Google foi suficiente para desmascarar a falta de ética, de respeito e de moral de tal grupo. O seu a seu dono, é expressão que caiu em desuso dentro do grupo parlamentar regional do PS. Já o tal do projecto de resolução que queria promover o uso de energias limpas, terminou de forma bem suja.


Vermelho: Chamada para despertar

Independentemente das crenças pessoais sobre sondagens, há números que não podem ser ignorados. Não falo de dramatizações excessivas, sejam estas positivas ou negativas para o arco governativo e partidário, mas de uma simples chamada de atenção para o que pode e deve ser mudado, reprogramado e analisado de forma diferente.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas