MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

PALAVRAS APENAS

25/10/2022 08:00

Preciso de borboletas para falar de poesia. Como preciso de mar e de pedras. E de ilhas e de sentidos. Preciso de silêncio para falar de Deus. Como preciso de risos e de abraços para ser feliz. Estas são precisões de quem não tem outras necessidades: de pão, de trabalho, de amor. São precisões de quem (ainda) pode chegar ao fim do mês, sabendo que a renda está paga e que as contas não se vão acumular às do mês seguinte.

Talvez se situe aqui uma das razões pelas quais consiga falar de começos, quando o outono já chegou ou de luz, num mundo tenebrosamente envolto em escuridões. Talvez porque a vida tem sido minha amiga. Talvez porque não preciso de grandes coisas para viver feliz. Talvez porque consigo fazer a festa com um por-do-sol bonito ou com um banho de mar. Talvez porque a palavra gratidão durma na cama comigo. Talvez porque não pretendo ser mais do que sou. Talvez porque a minha ambição tenha o horizonte do dia que há de chegar amanhã.

Preciso de flores e de meter as mãos na terra de vez em quando, sentir que esta comunhão com o que me sustenta. Já contei que houve um tempo na minha vida em que queria mudar-me para o campo e viver ao ritmo das estações?

Preciso de palavras. Livres. São elas que me fazem voar sobre mares que não conheço e descobrir lugares em mim que a vida não me deixa mostrar. Preciso de palavras, sim. E de as juntar como quem faz um lego, com a ilusão de que, um dia, alguém pegue nelas ao colo e faça delas suas. Preciso de quem as leia, portanto. E nelas encontre as borboletas, o mar e as pedras, as ilhas e os sentidos. E no silêncio que fica nas linhas desertas, possa encontrar-se com o melhor de si.

São estas as minhas precisões. Vivem comigo a toda a hora e dão sentido aos meus passos. Obrigada por fazer parte deste meu caminho.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas