MADEIRA Meteorologia

JPP prepara “lei regional” para o pastoreio regulado

Data de publicação
09 Fevereiro 2026
12:49

No âmbito do plano que o partido JPP se encontra a desenvolver para o futuro do mundo rural, da agricultura e silvo-pastorícia, ao nível regional, foi anunciado hoje, na sala de imprensa da Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM), “que será retomado, o tema do pastoreio ordenado nas serras da Madeira”.

O JPP esclarece que, “nesse âmbito, está a preparar uma petição popular e, ao mesmo tempo, irá estabelecer reuniões com os pastores e as suas associações representativas, por forma a recolher o máximo de informação para preparar, até à Páscoa, um projeto de Decreto Legislativo Regional que visa criar um regime moderno e atual de pastoreio e silvo-pastoril regional”.

Élvio Sousa lembrou que “em todo o trabalho já desenvolvido nesta matéria, quer na ALRAM quer em reuniões com os pastores, o JPP sempre defendeu um pastoreio ordenado e regulado na serra, circunscrito, com transumância e com pastor”.

O líder da oposição fez questão de esclarecer “que em momento algum, se defende ou defendeu um regresso ao passado, ao pastoreio livre e descontrolado, desregrado e que levou à destruição de importantes espécies vegetais, pois, como diz o povo, e neste tema em particular, ‘nem tanto ao mar, nem tanto à serra’”.

Élvio Sousa acredita “que com o debate que será desenvolvido, a troca de ideias e a recolha de sugestões, sem fanatismos de parte a parte, encontraremos um ponto de equilíbrio, uma lei sustentável para a pecuária e simultaneamente para a preservação das espécies vegetais”.

Nesse sentido, o líder do partido lançou um apelo à participação das populações, dos pastores e das suas organizações. “Pedidos a todos os pastores e aqueles cidadãos que partilham do interesse deste tema, que nos ajudem a assinar a petição que será divulgada a partir desta segunda-feira, bem como façam chegar as vossas propostas para trabalharmos tecnicamente num projeto comum, visando o controlo das invasoras, a diminuição do risco de incêndios e aumentar a produção de carne regional.”

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas