MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

silviamariamata@gmail.com

19/12/2021 08:00

Meu pai já disse que uma despesa nunca vem só. Agora em nada se desterra um dinheirão. Esta despesa da pequena ir à igreja com a capa vestida tem de ser, porque o senhor bispo Dom Teodoro de Faria vai benzer e isso só pode trazer sorte. Vai-se comprar o corte de tecido na Casa Tavares, que a pequena não vai ir diferente das outras. Maria José vai talhar o fato e Deus vai abençoar!

O Senhor Padre Tomé Velosa, nosso Professor de Português, Diretor do JM, já lembrou que a Bênção das Capas é uma coisa muito séria, mas as pessoas só querem festas. Quem deveria vir ao mundo outra vez era o Eça d´Os Maias, que saberia dizer tudo! Esta malta jovem que fica horas espantada no Apolo e no Golden Gate na vadiação ia ver! Estamos no século XX, dizemos que somos desenvolvidos! Cá nada!

A malta jovem não percebe nem pode perceber os adultos! Eu, adolescente, que já li Os Maias, que chorei a tragédia de Carlos e Maria Eduarda, não percebo as profundidades daquelas críticas tão cheias de subtilezas, quanto mais perceber o Senhor Padre Velosa! Não é que não goste dele! Ele até já nos levou ao JM e explicou como tudo funciona, sempre proativo e empenhado no nosso sucesso. Publica textos nossos e até quando a Inês Pequeneza faleceu, dedicou-lhe uma longa homenagem! Nada contra! Mas só no tempo certo se percebem as coisas certas!

Se o Senhor Padre Velosa é um exagerado, meu pai e minha mãe são uns antiquados, mas convencidos! Não acreditam que Neil Armstrong chegou à lua, aquilo é tudo para enganar o povo, coisas de feitiçaria e bruxedo! Vê-se logo! Deus nunca permitiria uma coisa dessas! De modo que, eu ir à igreja para a capa ser benzida pelo Senhor Bispo, muito bem! Agora, ir ao baile dos setimanistas é outra história… A modos que eu tenho de chorar uma semana inteira, sentada em cima da arca do dote de minha mãe! Chego a casa e ponho-me a chorar. A São do Cabeço de Ferro vai. A Susana vai. Só eu não vou. Minha mãe, calada. Meu pai, "Vais-te calar!" Só os olhos da tia Elvira têm pena de mim.

Um dia, eu estou na biblioteca da FF a estudar. É altura de pontos! Tudo silêncio. De repente, a porta abre-se com um barulhinho descuidado. Eu olho! É a tia Elvira a deitar a cabeça para dentro da biblioteca! Ela, toda despachada, quem não deve não teme e quem tem boca vai a Roma, vai até à senhora da secretária e diz "Eu ando à procura de minha sobrinha, que ela quer à força ir ao baile dos setimanistas e minha irmã não deixa, mas eu lembrei-me duma pessoa que pode ir mais ela e eu queria lhe dizer, que a pequena já não pode chorar mais!"

Eu levanto-me "Tia, tia…" e vamos para a rua conversar. "Olha, a tia lembrou-se que tu podias ir mais a Dona Elisa. Ela sempre foi acostumada à gente fina do Clube Inglês!" Eu fico de boca aberta. "Tia, pelo amor de Deus! A Dona Elisa tem quase cem anos!" "Cá nada, pequena! Aquilo é uma rapariga pela minha idade, pode-se dizer!" - é a resposta. Eu recuso a Dona Elisa, mas minha mãe arranja-me outra atrelada!

No dia esperado, na escola, estão fotógrafos sem conta! Depois, vamos pela rua todos ao monte e a polícia não deixa passar nenhum carro! Como somos importantes! A cerimónia é na Igreja do Colégio! Estou emocionada, rodeada de amigas, meu pai e minha mãe lá atrás! O Senhor Bispo Dom Teodoro dirige ensinamentos aos jovens; os seus passos em cima das nossas capas a benzer à direita e à esquerda! Passados 40 anos, guardo as suas palavras "Um jovem sem ideal é como um velho sem experiência!"

O baile é no Shereton e acaba cedo, porque alguém parte uma sanita e alaga tudo!

Para acabar o ano, este Natal, minha mãe, no mais importante discurso, vai dizer que o Menino Jesus não tinha nada de luxos e anda o povo enganado a comprar o que não traz felicidade!

A Missa do Galo é que é! O senhor Padre Sá, na sua voz cantada, fará um discurso que põe o povo a chorar! Depois da Missa, vamos para o Salão de folhas de zinco e o senhor Padre vai passar slides da vida de Jesus! Sim, valerá a pena viver para guardar estes pequenos nadas do ano inteiro dentro do coração!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas