MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Comunicação - Assuntos da UE

29/12/2021 08:00

O que é esta presidência? Pois bem, cada Estado-Membro assume, em modo rotativo, a Presidência do Conselho da União Europeia durante seis meses. Entre vários deveres, este órgão assegura a coerência e a continuidade do processo de tomada de decisão, garantindo uma boa cooperação entre todos os Estados-Membros e assegurando as relações do Conselho com as instituições europeias, em particular a Comissão e o Parlamento Europeu.

Contudo, esta presidência não é uma qualquer. Além de chegar num momento crítico em que a variante Omicron tem feitos soar os alarmes e, de novo, ameaçando a recuperação ecónomica, a França prepara-se para uma importante eleição presidencial em abril de 2022 - mesmo no meio da presidência do Conselho da UE - que, dependendo do resultado, poderá fragilizar os objectivos já definidos pela mesma.

Aliás, há quem defenda que por esta razão a presidência francesa deveria ter sido adiada, disse Manon Aubry, co-presidente do Grupo da Esquerda no Parlamento Europeu, em entrevista à FRANÇA 24 - na sua opinião, a eleição acabará por "enfraquecer o papel da França no seio da União Europeia".

Mas como é óbvio, à moda da boa arrogância francesa, essa hipótese nem foi posta na mesa. Mas o que foi posto na mesa foi a determinação da França de fazer de 2022 o ano da língua francesa. Como? Durante a presidência, os diplomatas franceses disseram que todas as reuniões do Conselho da UE serão conduzidas em francês. As notas, actas, reuniões preparatórias... Tudo em francês.

Não é uma prática nova esta de que o país a deter a presidência do Conselho conduza o trabalho na sua língua materna. Mas tem vindo a cair em desuso, abrindo-se espaço para mais reuniões em inglês, pois permite poupar tempo e evitando traduções desnecessárias, não fosse o inglês uma língua amplamente falada nos corredores de Bruxelas. O jornal POLITICO, aquando esta insistência da França em só usar francês veio a público, deu o exemplo de Nuno Brito, embaixador português, que falava sobretudo em inglês nas reuniões do Conselho quando Portugal detinha a presidência no início deste ano.

Para chegar ao cúmulo, até cartas enviadas pela Comissão Europeia terão de chegar em francês. Caso contrário, arriscam-se a não ser respondidas... C'est la France, right? Com certeza permitirá que os dossiers e processos de decisão avancem suavemente e sem atrasos (isto é sarcasmo, se não for claro).

No que toca aos objectivos, a França tem uma agenda ambiciosa para os primeiros seis meses do novo ano - demais, até. A reforma do espaço Schengen sem fronteiras, a prossecução de mais defesa europeia e um novo modelo europeu estão entre as prioridades delineadas. O lema é "Recuperação, Força e Sentimento de Pertença".

Os próximos meses serão bastante interessantes em Bruxelas, uma vez que a França é uma das principais potências europeias e há muita expectativa em volta das eleições presidenciais de abril e em como estas podem abanar o ‘barco europeu’.

Até lá, fique em segurança e deixo-lhe votos de um bom ano novo. Oops, bonne année!

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas