MADEIRA Meteorologia

Presidência francesa do G7 pede contributos científicos sobre efeitos de IA em crianças

Data de publicação
18 Fevereiro 2026
11:19

A presidência francesa do G7, grupo dos sete países mais ricos, lançou hoje um apelo internacional para contributos científicos sobre os riscos e vulnerabilidades decorrentes da utilização generalizada da inteligência artificial (IA) generativa em crianças.

“A partir de Nova Deli, lançamos um apelo para contributos para avaliar os riscos e vulnerabilidades decorrentes da utilização generalizada da inteligência artificial generativa em menores e para formular recomendações para uma melhor regulamentação”, declarou Anne Le Hénanff, vice-ministra francesa de Inteligência Artificial e Assuntos Digitais de França.

As conclusões deste estudo global serão apresentadas durante a presidência francesa do G7 em 2026, afirmou Le Hénanff no evento “Proteger as Crianças na Era da IA”, realizado hoje no âmbito da Cimeira de Impacto IA 2026 [AI Impact Summit 2026], que decorre em Nova Deli, na Índia.

No fórum, a vice-ministra francesa delineou as ambições da França em relação à proteção infantil online durante a sua presidência do G7, que considera uma “prioridade absoluta”, apoiando-se na ciência e na cooperação internacional ao serviço do bem comum.

O evento abordou os desafios que o uso da inteligência artificial generativa (IAGen] apresenta ao público em geral e, em particular, os riscos associados à sua utilização por e para crianças.

Especificamente, os participantes questionaram a responsabilidade dos desenvolvedores e plataformas de IA, destacaram o compromisso e as ferramentas desenvolvidas pelas fundações e iniciaram discussões sobre questões regulatórias e a necessidade de estabelecer padrões comuns para a IA.

Por fim, a governante francesa advogou a necessidade de desenvolvimento de uma estrutura comum para proteger os mais vulneráveis no mundo digital da IA generativa.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a opção de abandonar a intervenção no Caminho das Ginjas?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas