A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE), deteve quatro cidadãos estrangeiros, com idades entre os 22 e os 73 anos.
Em operações de combate ao tráfico internacional de estupefacientes, desenvolvidas nos últimos dias, duas das detenções, ocorreram em território nacional, em flagrante delito. Por seu turno, as outras duas em Madrid, no cumprimento de Mandados de Detenção Europeus.
No total, foi apreendida cocaína suficiente para a composição de aproximadamente 108 mil doses individuais, destinada à introdução nos circuitos ilícitos de distribuição em Portugal.
Quanto à origem do conteúdo ilícito apreendido em Portugal, um dos detidos, ingressou no nosso país, viajando desde um país da América do Sul, transportando o produto meticulosamente dissimulado em vários objetos, nomeadamente bombons, transformadores elétricos variados, livros cofres e outros. O outro transportava o estupefaciente no interior do organismo, tendo chegado a Lisboa partir de um país africano.
As investigações, prosseguem visando a identificação de outros elementos envolvidos nesta redes internacionais de tráfico de estupefacientes.
As operações resultaram de três investigações distintas, duas das quais tituladas pela 1.ª Secção do DIAP de Lisboa e uma pelo DIAP de Almada.