MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

8/04/2023 08:00

Outros sonhos fundamentais para o nosso bem-estar são os que temos acordados, durante o dia, enquanto passeamos pela rua, quando descansamos e relaxamos, enquanto fazemos desporto, refletimos e estruturamos o nosso pensamento e criamos objetivos e sonhos que um dia planeamos seguir.

Sonhar acordado reduz o stress e a ansiedade, promove a criatividade e a resolução de problemas e tem grande impacto na felicidade das pessoas. Desde criança que este comportamento está presente nas diversas fases de desenvolvimento, passando de sonhos mais fantasiosos, para os mais estruturados e realistas com o passar dos anos.

O sonho não tem limites, e pode-se revelar em muitos formas, como viajar pelo mundo, sem destinos e sem datas, sonhar em abrir um negócio ou mudar de trabalho, melhorando assim as condições de vida, apostar no desenvolvimento de competências e adquirir novos conhecimento através de cursos, workshops, construir a casa dos seus sonhos, entre tantos outros.

A ideia de seguir esses sonhos assusta-nos e temos a tendência para ficarmos parados, presos no momento atual, sem conseguir sair da nossa zona de conforto. No entanto, temos de aprender a ver os sinais do que pretendemos para nós próprios, sem receios, e seguir esses objetivos, traçando pequenas metas que nos levem a atingi-los.

Desta forma, evitamos arrependermo-nos mais tarde, e durante este processo, teremos oportunidade de aprender com a experiência, conhecendo-nos melhor, e no decorrer deste caminho estaremos mais propensos a obter a felicidade que tantos almejam.

E se não der certo? Se não der certo, recomeçaremos do princípio, estabelecendo novos sonhos e objetivos, apoiados em quem está connosco sempre, sem desistir de atingirmos as nossas metas, sabendo que as pessoas superam-se quando acreditam que conseguem, porque os sonhos antecedem as conquistas.

Seguindo o ditado chinês de que "o homem só envelhece quando os lamentos substituem os sonhos", não devemos parar de sonhar, porque sonhar é estar vivo, é programar, é criar objetivos de vida, é motivar-se, é ser jovem sempre, é ter esperança e viver um futuro por descobrir. E no fim do dia, quando não restar mais luz, importa ir dormir e continuar a sonhar com tudo o que iremos alcançar…

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas